segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Lilith


Essa mulher é muito importante por seu envolvimento em tantos fatos inéditos. A história de Lilith é antiga, de forma que não temos como conhecer sua origem. Lilith aparece em uma inscrição suméria de 4 mil anos, onde ela é um espírito maligno, uma bruxa, no épico Gilgamesh. É representada como um demônio feminino com asas. Aparece também em histórias canaanitas. Dessas várias origens, ela adentrou no mito judeu como a primeira esposa de Adão.

Lilith não aparece na Bíblia. É na interpretação rabínica das escrituras judaicas, datadas do tempo do exílio na Babilônia, que podemos encontrá-la. De acordo com os homens que tramaram a história, Deus a criou a partir de sujeira e lama, não do puro pó a terra, como fez com Adão. Para estabelecer o princípio do patriarcalismo desde o começo, Adão exigiu que Lilith se rendesse a seus desejos e ficasse deitada durante o sexo. Mas ela foi a primeira feminista e recusou-se a isso. Adão tentou forçá-la e quase tivemos o primeiro estupro da história. Mas Lilith, em fúria, escapou e tivemos a primeira separação seguida do primeiro divórcio.

Por considerar-se igual ao homem, os rabinos invocaram Deus para puni-la. Solicitaram à divindade que a criou como ela era que a punisse por ser daquela forma. As mulheres simplesmente não podem vencer. Em sua misericórdia infinita, Deus decidiu que ela poderia gerar somente demônios e mais de cem deles por dia. Como  vingança, Lilith foi responsável pelas mortes de muitas crianças, e ela continua nesse frenesi sangrento até hoje.

Lilith não só matava crianças, mas, em um mito cristão da Idade Média, ela era um súcubo, uma criatura que copulava com os homens enquanto dormiam. Para impedir essas imposições carnais noturnas, os monges dormiam protegendo seus genitais com as mãos e um crucifixo. Judeus supersticiosos ainda protegem uma criança recém-nascida escrevendo "Lilith" nas paredes do quarto do bebê e riscando a inscrição.

Dentre os vários mitos da criação, descobrimos que Deus, sem se deixar abater por seu fracasso com Lilith, iniciou uma série de experimentos. Ele fez uma mulher usando ossos, músculos e sangue e a cobriu com pele e tufos de cabelo. Mas Adão não ficou contente, então Deus tentou de novo, usando uma das costelas de Adão. Para melhorar sua criação, Deus a decorou com jóias, e assim foi que o otário se encantou por ela. Uma pena. Se Adão tivesse ficado com Lilith, mesmo em termos de igualdade, imagine como o mundo seria melhor. Ainda estaríamos no Jardim do Éden, onde ninguém teria de morrer ou suportar os problemas e tormentos hoje em dia associados com a vida. Temos de suportar todas essas coisas terríveis porque Adão, em sua atitude em relação a Lilith, foi o primeiro porco chauvinista masculino.


(texto publicado no livro As pessoas mais importantes do mundo que nunca viveram de Allan Lazar, Dan Karlan e Jeremy Salter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário