quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Furúnculo é contagioso - Dra. Ana Escobar



Entenda: o furúnculo é uma infecção da pele. Na maior parte das vezes é causado por uma bactéria muito agressiva e de nome complicado Staphylococcus aureus.

Esta bactéria pode existir na nossa pele, convivendo em paz, sem causar problemas. Porém algumas situações podem fazer com que ela se aloje na raiz do pelo que é o folículo piloso. Isto acontece por exemplo, quando cai a imunidade ou quando usamos roupas muito apertadas ou tecidos sintéticos que dificultam a evaporação do suor. Esta situação cria um ambiente favorável à proliferação desta bactéria que como é muito agressiva, rapidamente pode atingir outras estruturas da pele como as glândulas sebáceas e os tecidos subcutâneos. Pronto: formou-se o furúnculo, que é aquela “bolinha” vermelha, inflamada, cheia de pus e muito dolorida. E pode se espalhar e ficar muito grande.

Quando o furúnculo “estoura” sai uma grande quantidade de pus que contém bactérias e leucócitos, que são as nossas células de defesa que vieram para o local da infecção nos defender. O pus é, portanto, o resultado desta “batalha”. Como contém bactérias, pode ser contagioso.

Nunca devemos “espremer” o furúnculo. Isto pode piorar ainda mais a inflamação e ainda infectar outra região do corpo e outras pessoas. Espere “estourar” sozinho. Uma compressa morna e úmida pode ajudar.

Lembre-se sempre que convivemos normalmente com muitas bactérias, principalmente na pele. Umas mais, outras menos agressivas. Manter a higiene corporal e usar roupas que permitem que a pele "respire” é uma boa dica de saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário