sexta-feira, 8 de junho de 2012

É pimenta que não acaba mais! - Rodrigo Gallo

Aproveitando que a novela Chocolate com Pimenta está sendo reapresentada decidi postar o seguinte texto falando sobre os vários tipo de pimenta.

São muitas as variedades desse alimento, que pode ser aproveitado para diversas preparações. Conheça as mais comuns:

Pimenta chili

É uma das 150 variedades da pimenta-malagueta. Extremamente picante, é utilizada na produção de receitas mexicanas e italianas. É boa sugestão para sopas, cremes, molhos, carnes, aves, frutos do mar e coquetéis.

Pimenta-da-jamaica


Típica das ilhas caribenhas e do México, é uma das mais apreciadas no mundo inteiro. É a baga de uma árvore aromática muito comum na Jamaica. Também é conhecida como pimenta síria, por ser muito empregada na culinária mediterrânea.

Pimenta saco de bode


Bastante picante e aromática, a Capsicum chinense apresenta frutos verdes (não maduros), amarelos ou vermelhos (maduros), arredondados ou achatados, semelhantes á pitanga. É utilizada como condimento no preparo de carnes, arroz, feijão e conservas.

Pimenta habanero


Uma das espécies mais aromáticas. Do gênero Capsicum chinense, é considerada também uma das mais ardidas. Tem o formato de uma lanterna e sabor persistente. As cores variam entre amarela, laranja e vermelha e é consumida fresca, seca ou em molhos.

Pimenta-cumari


É bem pequena, picante e ligeiramente amarga. Nativa da mata brasileira, apresenta frutos arredondados ou ovalados, verdes (imaturos) e vermelhos (maduros). Pode ser encontrada fresca ou em conserva.



Pimenta-malagueta


A mais empregada na culinária e na medicina popular brasileira. Do gênero Capsicum frutescens, tem frutos vermelhos e pequenos quando maduros, além de aroma e sabor forte e picante. No país, é bastante comum na cozinha baiana.

Pimenta-de-cheiro


Típica da culinária nordestina, o aroma é marcante, podendo variar de doce, picante moderado a picante forte. É utilizada em saladas e como condimento para carnes, principalmente peixes. Pode ser encontrada nas cores amarelo-opaca ou forte, alaranjada, rosa, vermelha e até preta. Também faz parte do gênero Capsicum chinense.


Pimenta-do-reino


A Piper nigrum é pequena e tem formato arredondado, de coloração verde (não madura) e vermelha (madura). Tem sabor forte e levemente picante. É a baga de uma trepadeira que se reproduz em todo o mundo tropical e uma das especiarias mais antigas. Pode ser encontrada nas variedades branca, preta ou verde.

Pimenta calabresa

Não é uma espécie, apenas uma pimenta desidratada que se comercializa na forma de flocos com sementes ou em pó. No país, utilizam-se, principalmente, as sementes da pimenta dedo-de-moça para a produção. Na culinária brasileira, é empregada na fabricação de linguiça calabresa.

Pimenta jalapeño

A Capsicum annuum é uma famosa pimenta cujos frutos são cônicos, de coloração verde-claro e verde-escuro quando não maduros e vermelha quando amadurecidos. É consumida fresca, em molho, conserva, desidratada ou em pó e usada em diversos molhos para tacos - tortilhas mexicanas.


Pimenta-de-caiena


É a mais comercializada no mundo ocidental. Recebe esse nome por ter sido difundida a partir de Caiena, capital da Guiana Francesa, para a Europa e depois para o restante do globo. Da espécie Capsium baccatum, uma variedade de malagueta, conhecida como dedo-de-moça, costuma ser empregada nas cozinhas mexicana e tailandesa para temperar molhos, peixes e aves.

Pimenta murupi

Tradicionalmente cultivada na região norte do Brasil, a pimenta, também da espécie Capsicum chinense, faz sucesso com seu sabor picante. Pode ser encontrada fresca, na forma de molhos, ou ainda em conserva à base de vinagre, óleo e soro de leite. Seus frutos são alongados e, antes de amadurecerem, apresentam coloração verde. Depois, adquirem um tom amarelo, que se intensifica até o vermelho, quando as pimentas estão maduras.

Pimenta biquinho

Do gênero Capsicum chinense, o condimento atraiu a atenção dos consumidores por ser uma espécie sem ardor e, por isso, pode ser saboreada até mesmo como aperitivo. O alimento mede de 2,5 a 3,5 centímetros e tem a forma de um biquinho, com coloração verde-amarelada e vermelho-brilhante quando maduros.

Pimenta rosa

A espécie Schinus terebinthifolius Raddi, nativa do Brasil, foi introduzida na culinária por seu sabor suave, adocicado e levemente apimentado. O que lhe confere esse nome são seus pequenos frutos (bagos) que, durante a maturação, apresentam coloração brilhante e lustrosa, que vai do rosa-claro até o vermelho-escarlate.


(texto publicado na revista Vida Natural e equilíbrio - alimentos poderosos e seus efeitos curativos)

Receita de muffin de chocolate com pimenta (Programa Tudo de Bom)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário