Mercúrio
Mercúrio foi associado ao comércio e aos mercadores ao ser, em 495 a.C., introduzido em Roma, proveniente da Grécia (onde seu nome era Hermes e onde atuava como mensageiro dos outros deuses). O tempo de Mercúrio no monte Aventino tornou-se um entreposto de cereais; os mercadores de cereais o adoravam, outros mercadores foram atraídos por ele e logo sua estátua apareceu nos bairros comerciais de muitas cidades romanas. Seu festival era em 15 de maio.
Mercúrio:
1) rege Gêmeos e Virgem
2) é exaltado em Virgem
3) detrimento em Sagitário
4) queda em Peixes
Palavra-chave:
comunicação (mental e física)
Mercúrio, movendo-se como Vênus, dentro da órbita da Terra, é um planeta "inferior". É o planeta mais próximo do Sol e é sempre encontrado a 28º de distância dele. Numa carta natal, Mercúrio aparece no mesmo signo que o Sol, ou no signo seguinte ou no precedente.
Mercúrio é associado com o intelecto, o cérebro, a coordenação do sistema nervoso, o sistema respiratório, a percepção mental, a tireóide, também com os deslocamentos cotidianos - o carro, a motocicleta, etc.
Traços mercurianos positivos:
O impulso para adquirir conhecimento e comunicá-lo aos outros, bom poder de raciocínio, perceptivo, inteligente, versátil, excelente no debate ou na discussão, intelectual, atento aos detalhes.
Traços mercurianos negativos:
Inconsistente, hipercrítico, inquisitivo, carente de senso de finalidade, energia nervosa descontrolada acarretando tensão ou estagnação mental, argumentativo, "escorregadio", corrosivamente sarcástico, cínico.
(texto extraído do livro O grande livro da astrologia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário