quinta-feira, 14 de junho de 2012

Glaucoma é a principal causa de cegueira - Edilene Ribeiro

Dia 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. A doença silenciosa é apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Só no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), cerca de um milhão de pessoas já receberam o diagnóstico.

Além disso, muitos ainda não sabem da existência da doença. No entanto, com diagnóstico precoce - principal medida de combate à doença - e tratamento adequado, o glaucoma pode ser controlado. Dentre os fatores de risco mais comuns para o aparecimento do glaucoma estão as pessoas com idade acima dos 40 anos, portadoras de diabetes mellitus ou com histórico familiar.

Tipicamente assintomático, a doença é causada pelo aumento da pressão intraocular, geralmente devido a um bloqueio no escoamento do fluído no interior do olho. Se não for diagnosticado precocemente, e tratado de forma correta, leva à perda gradual e irreversível da visão.

"Embora o glaucoma não tenha cura, é possível evitar a progressão da doença e a instalação da cegueira", afirma o oftalmologista Vital Paulino Costa, presidente da SBG e Chefe do Setor de Glaucoma da Unicamp.

O diagnóstico é feito pelo exame de fundo de olho e da tonometria, que mede a pressão ocular. Ambos exames são realizados no consultório oftalmológico.

Na maioria dos casos, o glaucoma pode ser tratado apena com a aplicação de colírios. Casos mais graves, porém, podem requerer cirurgias. "Tão importante quanto o diagnóstico precoce é a disciplina no tratamento", alerta o oftalmologista João Antonio Prata Jr.


(texto extraído do jornal Metrô News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário