domingo, 10 de junho de 2012

Diário de vida - Um dos pecados capitais, a ira ou a raiva e seus reflexos

Quando recebi o email do André Lima, cujo tema é a raiva, me identifiquei imediatamente e li o texto com muita atenção enquanto corrigia a formatação.

Como coincidências não existem, à noite assisti a um vídeo postado no Facebook falando sobre o alto teor de açúcar, gordura e sal contido nos alimentos industrializados, que já coloquei no blog.

É o fígado quem somatiza o sentimento de raiva e há alguns anos em um exame de ultrassom foi constatado que tenho esteatose nesse órgão. E não é só evitando açúcar e gordura que vou conseguir curá-lo.

Tenho consciência que dos pecados capitais esse é o sentimento mais frequente em minha vida e lendo o texto do André Lima percebi que a carapuça me serviu em alguns casos que ele citou.

Eu me lembro que logo que comecei a fazer os cursos de autoconhecimento fiquei com a mania de querer "catequisar" as pessoas. Acho que é uma reação natural que temos quando descobrimos algo de maravilhoso. Com o tempo percebi que as pessoas não estão todas na mesma "vibe". E o sentimento de raiva logo surgia porque "os outros" não entendiam o que eu queria transmitir. Eram valores tão bons, por que as pessoas não me entendiam?

Outra situação em que sinto raiva é quando discuto com a minha mãe. Como eu sempre "deixei pra lá" por respeito ou por receio, acabo ficando chateada quando ela não concorda comigo. Mas agora já consigo me impor e evito certos tipos de situação.

Muitas vezes o sentimento de raiva vinha acompanhado da inveja. Eu ficava com raiva porque tal pessoa tinha qualidades que eu não tinha, mas a partir do momento que aprendi a me conhecer melhor tanto um sentimento quanto o outro tem diminuído muito. Porém tenho consciência da longa estrada  a ser percorrida e tenho me esforçado,  obtendo grandes progressos. O importante é não desistir. Se cair, é só se levantar e tentar novamente. As crianças não fazem isso até aprenderem a ficar de pé?

Se quiserem leiam uma outra minha postagem chamada "A inveja" que escrevi como tema passado pelo Chris Allmeida.


Boa semana a todos!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário