quinta-feira, 14 de junho de 2012

Luo Pan o Lo Pan, a bússola do Feng Shui

A bússola do Feng Shui é diferente dos outros tipos de bússola existentes. Conhecida como Luo Pan o Lo Pan, ela foi desenvolvida para permitir cálculos precisos de espaço e tempo e vem evoluindo e sendo modificada desde a sua criação, como forma de corrigir variações magnéticas e declinações e de se adaptar a novas situações.

Construído sobre uma base quadrada de madeira, que representa o planeta Terra, um círculo interior de metal simboliza o céu. Os demais círculos podem sofrer variações de quantidade de acordo com o modelo e com o autor.

Nesses círculos estão representados os 64 hexagramas do I Ching, as 24 constelações, as 28 mansões lunares, as nove estrelas e os oito trigemas do Pa Kua, além de outros símbolos do Feng Shui, que não são nem mesmo utilizados atualmente.
Na Lo Pan estão inscritos todos os segredos do Feng Shui. Ela permite um calculo mais preciso que o de uma bússola tradicional, além de trazer informações que podem facilitar no reconhecimento de direções e das características do local.


(texto extraído do site www.vivatranquilo.com.br)


Luo significa a rede que tudo liga, e Pan, um utensílio ou prato. Assim sendo, Luo Pan é um instrumento que alegoricamente se refere à ligação entre o Céu e a Terra, que se crêem ligados pelas forças eletromagnéticas presentes em toda a matéria. Luo Pan é uma bússola chinesa muito antiga, que se acreditava, e ainda se acredita, que é capaz de medir fluxos e posições energéticas dos astros que influenciam o planeta Terra. A Luo Pan representa, em ideogramas chineses, várias escolas da Cosmologia Chinesa. A Luo Pan, além de uma simples bússola, é na verdade, uma complexa tabela com forma circular. Para uma melhor compreensão da visão do mundo incluída na Luo Pan, apresenta-se em esquema o que está representado em cada um dos seus círculos. A Luo Pan é a instrumentação básica utilizada pelo consultor de Feng Shui Tradicional. A partir do estudo dos anéis dessa bússola especial, averiguam-se os significados cosmológicos e matemáticos das construções, bem como as qualidades no fluxo da Energia Vital (Qi) que se desenvolvem nos benefícios ou malefícios para os moradores de um local em específico. Luo Pan é uma bússola chinesa muito antiga, utilizada para medir os fluxos e posições energéticas dos planetas que atingem e influenciam a Terra. A Luo Pan representa, em ideogramas chineses, as várias escolas do estudo do Feng Shui e da Cosmologia Chinesa dentro de cada anel e círculo descritos nela. Há milhares de anos os chineses começaram seus estudos para compreender os fenômenos entre Sol, Lua, estrelas, Terra e homem. Desses estudos que datam de pelo menos 7.000 (sete mil) anos é que surgiram tradições como Ming Shu (comumente conhecida como Animais Sagrados) a partir da qual foi possível estabelecer as Bases dos 4 Pontos Cardinais e das 4 Diagonais, que na posteridade relacionaram-se com os 8 Trigramas do I Ching (Livro das Mutações / Yi Jing). O I Ching também serve de base para outras técnicas orientais e seu último autor foi Confúcio (nascido Kung-Fu-Tzu no ano 551 a.C), o mais eminente e consagrado de todos os mestres e sábios da China, cujas obras influenciaram a formação da cultura, da História e do pensamento chineses.


(texto extraído do site www.totalmegastore.com.br)




Nenhum comentário:

Postar um comentário