Ninguém sabe ao certo como o nome para a estatueta foi escolhido, mas todos conhecem muito bem o seu significado. Criado em 1928, o prêmio da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas do Estados Unidos, Oscar, é o troféu de maior amplitude da indústria cinematográfica mundial.
Há diversas versões para o surgimento do apelido. A mais conhecida conta que Margaret Herrick, funcionária da Academia que viria um dia a se tornar sua diretora executiva, comentou que a estátua era parecida com seu tio Oscar. Automaticamente, todos os funcionários da entidade começaram a chamar a estatueta dessa forma.
A expressão "O Prêmio Oscar" surgiu pela primeira vez na mídia no ano de 1934, quando Walt Disney, 61 vezes indicado ao troféu, um recorde, o teria usado em um discurso de aceitação. Nesse mesmo ano, Katharine Hepburn, outra "freguesa" recorrente no balcão de premiação da academia, também mencionaria o apelido. Daí para frente, a repercussão foi tamanha que, em 1939, a academia se viu praticamente forçada a adotar a alcunha oficialmente.
Distribuindo 24 prêmios, entre categorias artísticas e técnicas, o Oscar reúne representantes das melhores produções norte-americanas do ano anterior, que se somam a pelo menos cinco outros representantes não falantes de inglês (categoria Melhor Filme Estrangeiro). A grande vedete da noite, no entanto, é mesmo o Oscar de Melhor Filme, não por acaso, o último prêmio a ser entregue. O primeiro vencedor do Oscar de Melho Filme foi Asas (Wings), único filme mudo a receber o troféu.
Televisionada pela primeira vez no ano de 1953, a cerimônia do Oscar já recebeu milhares de pessoas no palco, mas muitas das maiores celebridades do cinema jamais foram agraciadas com o prêmio. É o caso por exemplo do diretor Alfred Hitchcok, indicado em cinco ocasiões. As diretoras também não são presenças constantes no palco. Apenas duas mulheres já foram indicadas ao prêmio.
Por outro lado, há uma legião de pessoas que receberam prêmios e indicações mais de umavez. Entre atores e atrizes com maior número de indicações as líderes são Katharine Hepburn e Meryl Streepa a primeira com 12 indicações e a segunda com 17. Hepburn é também a atriz que mais recebeu o prêmio, com 4 estatuetas em sua estante. Entre os filmes, os que mais receberam prêmios são Ben-Hur e Titanic, com 11 cada. Entre os estrangeiros, a França é o país com o maior número de indicações. A Itália, porém, foi o que mais venceu: já levou dez troféus. Mas esses não são dados fixos, já que anualmente há chances de tais recordes serem superados.
A despeito da controvérsia que cerca o Oscar, do surgimento de seu nome aos critérios de indicação, a grande verdade é que assistir a um filme vencedor na categoria Melhor Filme é sempre certeza de um ótimo programa.
Bons filmes a todos os cinéfilos como eu!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário