sexta-feira, 8 de junho de 2012

E quanto ao pimentão?

Do gênero Capsicum annuum, o alimento pode ser encontrado em três tipos: vermelho, verde e amarelo, isso porque é colhido em tempos diferentes, o que influencia na sua cor e no seu amadurecimento. Entenda um pouco mais sobre cada um:

Vermelho: é fonte de vitaminas B3 e C, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol. Além disso, possui betacaroteno, uma pró-vitamina A que favorece a integridade da visão, o crescimento celular normal, a manutenção das mucosas que revestem o intestino e o fortalecimento dos dentes e ossos. A colheita é feita entre março e maio. São 26 calorias em 100 gramas.

Verde: é rico em vitaminas A e C, que conservam a saúde dos olhos, pele e mucosas, e aumentam a imunidade, respectivamente. Em comparação ao pimentão vermelho, fornece menos antioxidantes e vitamina A. É colhido antes dos pimentões vermelho e amarelo, por isso tal coloração. Ao contrário dos outros tipos, ele tem um gosto mais ácido e possui 16 calorias em 100 gramas.

Amarelo: também contém vitamina A e C e maiores concentrações de cálcio e fósforo, minerais importantes para a manutenção do organismo. Em 100 gramas há 27 calorias e esse tipo tem o sabor levemente adocicado, ideal para acompanhar saladas, carnes e frutos do mar.

Fonte: Marina Pietro, nutricionista da Clínica Bernstein (SP)



O primo pobre

Apesar do nome, o pimentão não é nenhum tipo de pimenta mais potente. Pelo contrário: é um primo pobre que não possui tantos efeitos benéficos. No entanto, é um alimento nutritivo que deve, sim, ficar no cardápio dos brasileiros.

O pimentão também integra o gênero Capsicum e possui menos de 30 espécies. Assim como a pimenta, apresenta em sua composição a substância capsaicina, responsável por diversos benefícios à saúde. O composto, porém, aparece em menor concentração e, portanto, não tem o mesmo efeito. Por isso não é um alimento ardido.

Ainda assim, o pimentão é indispensável. Rico em vitaminas A e C, ele protege a visão, fortalece músculos e ossos e melhora a absorção de proteínas e carboidratos, pois possui potássio. Além de tudo isso, contém substâncias antioxidantes.


(texto publicado na revista Vida Natural e equilíbrio - alimentos poderosos e seus efeitos curativos)









Nenhum comentário:

Postar um comentário