domingo, 25 de agosto de 2013

As técnicas de energia de cura - Catarina A. Souza


REIKI

O Reiki é um tratamento realizado por meio da imposição das mãos. O aplicador funciona como um canal transmissor de energia. Acredita-se que o método surgiu de um ramo do budismo do Tibete, há séculos. Ele teria desaparecido com o tempo e ressurgiu no século XIX, no Japão, quando o Dr. Mikao Usui redescobriu essa arte de cura.

O Reiki (Energia Vital Universal) é uma palavra de origem japonesa formada pelas palavras "rei" (energia universal, energia sutil, espírito) e "ki" (energia vital, poder). Sua técnica consiste na captação de ondas de energia cósmica (energia Rei) que é transmitida por meio das mãos para si mesmo, para outras pessoas, plantas e ambientes. A energia Rei atua diretamente em nossas células, desintoxicando e ativando seu funcionamento, até mesmo regenerando aquelas que ainda têm potencial para serem recuperadas.


JOHREI

Johrei é um conceito central da Igreja Messiânica, movimento religioso fundado em janeiro de 1935, no Japão, por Mokiti Okada, mais tarde conhecido como Meishu-Sama (Senhor da Luz). O termo é formado pelas palavras "Jho" (purificar) e "Re" (espírito). Na tradição, significa "Batismo de Fogo". Para seus adeptos é o ato de purificar a energia humana pela energia do fogo. Baseado nas Leis da Natureza, o Johrei é uma técnica usada para ampliar a recuperação natural do homem, eliminar "máculas" espirituais e estabelecer em sua vida o equilíbrio essencial.

Uma sessão de Johrei dura em média quinze minutos. A pessoa que aplica o Johrei é chamada "ministrante". Durante o tratamento, ondas de luz invisíveis irradiam e eliminam as impurezas da pessoa, revitalizando-a. Como utiliza a força natural do universo, pode ser praticado indefinidamente, e quanto se pratica, mais energia se recebe.


MAHIKARI

A Arte Mahikari foi criada no Japão, em 1959, pelo mestre Yoshikaku Okada, conhecido pelos nomes sagrados de Kotama Okada, Ryodo, Seigyokue Sukuinushi-Sama. A Mahikari se autointitula um movimento de renovação espiritual, fundamentado em revelações divinas, que o deus "Su", forneceu ao seu fundador, entre 1959 e 1967. Tais revelações pretendiam esclarecer textos sagrados das grandes religiões existentes.

A irradiação pela palma da mão da "luz da verdade" é chamada "okyome". O canalizador da energia (kumitê) a irradia em determinados pontos do corpo de quem recebe, durante aproximadamente quatro minutos. A energia atua de forma sutil e gradual. Quem impõe as mãos é apenas um canal pelo qual a energia é transmitida.


CURA PRÂNICA

A cura prânica é uma técnica de cura introduzida pelo Mestre Choa Kok Sui, filipino de origem chinesa, após mais de vinte anos de estudo em cura paranormal, yoga, Qi Gong e outros conhecimentos da Índia e do Tibete. Em seus trabalhos, Choa descobriu que em diversas culturas da história da humanidade existiu uma antiga sabedoria que usava mãos e a intuição para a cura de males emocionais e físicos.

Prana é uma palavra sânscrita e significa literalmente "força vital", "energia absoluta ou universal". O Prana é a energia que mantém o corpo vivo, fortalecendo-o e permitindo o desenvolvimento de todas as suas potencialidades.

A cura prânica utiliza as mãos para a cura, sem tocar o paciente. O Prana é assimilado pelo transmissor de cura por meio de técnicas especiais de respiração e sistemas de visualização que o ajudam a extrair do chão o Prana, por intermédio dos pés. A energia absorvida é transmitida pelas mãos, através dos chacras das palmas e dos dedos.


QI GONG

O Qi Gong é uma antiga arte de cura oriental que evoluiu na China. De acordo com estudiosos, foi criada há milhares de anos, na época em que os filósofos acreditavam que antes de o mundo ser criado, havia um vazio absoluto de onde se originou o Qi. Para eles, o Qi está em todas as coisas, é a própria natureza do universo e todas as pessoas compartilham dessa energia sutil.

A tradução mais comum para Qi Gong é "trabalho sobre o sopro vital" e significa a energia sutil que flui e se parece com o ar. Quando se decide praticar o Qi Gong é preciso definir qual o objetivo que se pretende alcançar dentro de seus grupos: terapêutico, marcial ou religioso. Embora exista esta divisão, ela é superficial, pois todos os exercícios valem para todos os grupos. O Qi Gong terapêutico tem como objetivo a melhora da saúde, pois trata de desarmonias existentes na pessoa. O Qi Gong marcial fortalece o físico, e o religioso fornece condições físicas e energéticas, treinando a mente do praticante para atingir estados de concentração importantes para a meditação.


TOQUE QUÂNTICO

Toque Quântico é um método terapêutico que estimula nossa energia vital, com o objetivo de promover bem-estar. Ele utiliza os princípios científicos de sincronia e ressonância combinados à técnica de respiração e percepção corporal, para criar um campo de vibração elevada natural de energia curadora.

O método teve início em 1978, quando Richard Gordon assistiu a uma palestra de Bob Rasmussen. Interessado pelo tema, ele observou as atividades de Bob durante dois anos e, em seguida, começou a desenvolver outras técnicas, conhecidas como Toque Quântico.

Em sua obra Toque Quântico, o poder de Curar (Madras), Gordon demonstra que empregando apenas um toque em si mesmo ou em outras pessoas, é possível ao ser humano acelerar profundamente a resposta de cura do próprio corpo. Isso acontece porque cada um de nós possui uma força vital natural, capaz de estimular a cura. Qualquer pessoa pode realizar este processo, basta que aprenda algumas técnicas de respiração, meditações de despertar corporal e posições das mãos.



(texto publicado na revista Sexto Sentido nº 130)






Nenhum comentário:

Postar um comentário