quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Diário de vida: Você gosta de seu nome ?


Como professora de idiomas, estou sempre conectada às palavras e conversando com algumas pessoas tive a ideia de falar sobre a satisfação com o próprio nome. 

Vou começar pela minha amiga Cristal. Eu já a conheço há vários anos, mas no início o nosso contato não passava de bom dia, boa tarde e comentários sobre novelas e sobre o fato dela gostar de jogar solitário no computador entre uma aula e outra, quando ainda não era coordenadora de espanhol. Ela simplesmente não gosta do seu nome e por isso o mudou. Eu particularmente o acho bonito, inclusive tem uma rua em Roma com o nome dela. O seu nome verdadeiro pelo menos começa com a letra C também. 

Quando eu ensinava no CEL (Centro de Estudos de Línguas) em Cotia, tive uma aluna que se chama Iracema Cristina, mas ela só atendia pelo nome de Cris, porque simplesmente odiava o primeiro nome. Quando ia ao médico e a recepcionista a chamava para ser atendida, ela simplesmente não respondia. Eu imagino que a Cris não gostasse de seu nome pela referência imediata à obra de José de Alencar. 

Sempre pensei que a minha podóloga se chamasse Meire, mas ela me disse que não gosta de seu nome, Uedemere. Em família, ela é Mere, Meire é para as pessoas de fora, principalmente as clientes. E ela usa o seu sobrenome de família, não do marido que é Pinto. 

Quando perguntei o nome da nova funcionária da revistaria que frequento eu não entendi e pedi para que ela o escrevesse, já com a ideia de fazer a postagem. Ela se chama Eunisia, mas prefere ser chamada de Nisia. Na verdade ela tem vários nomes (o pai dela fez isso com todos os filhos), mas do segundo ela não gosta mesmo. Nem vou escrever aqui por respeito. Não lembra nenhum palavrão, não é ofensivo, é só diferente mesmo. 

Vou falar agora das duas funcionárias da Frutaria que frequento: a Amanda e a Clau.

Só na semana passada que a Amanda me disse que o seu verdadeiro nome é Jailsa. Ela me explicou que as pessoas da família tinham o costume de se tratarem por mano, mana, mas para uma amiga soava como "manda" e daí para concluir que Manda era apelido de Amanda foi um pulo. Eu sempre achei que Clau fosse abreviação para Claudia ou Claudete, mas o seu nome é Clacilene.

A Amanda me disse que nunca sofreu bullying por causa de seu nome, mas a dona da frutaria prefere chamar a ela e a sua colega pelos "apelidos". A Nisia, por sua vez, foi muito caçoada na escola.

E você, gosta de seu nome ?
















Nenhum comentário:

Postar um comentário