segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Reclamar faz mal ao cérebro: entenda como se libertar desse hábito - Luiza Fletcher (O Segredo)


Ninguém gosta de estar perto de pessoas que reclamam o tempo todo. As reclamações possuem uma energia negativa, e se não nos protegermos, podem acabar tomando conta de nossas vidas.

É comprovado pela ciência que o contato frequente com as reclamações atinge negativamente nossos cérebros e corpos.

É preciso fazer uma reflexão interna constantemente, para descobrir se você possui o hábito negativo de criticar tudo e todos ao seu redor, porque se assim for, sua saúde mental pode estar em perigo.

Porque as reclamações atingem seu cérebro negativamenteSteven Parton é um articulista e cientista da computação. Em um texto publicado no site Curious Apes, ele discorre sobre como o hábito de resmungar prejudica a nós mesmos e as pessoas ao nosso redor.

De acordo com Steven, os nossos cérebros são remodelados a cada pensamento que temos, o que influencia diretamente em nossa construção de realidade:

“Ao longo de seu cérebro há uma coleção de sinapses separadas por um espaço vazio chamado fenda sináptica. Sempre que você tem um pensamento, uma sinapse dispara um produto químico através da fenda para outra sinapse, construindo assim uma ponte sobre a qual um sinal elétrico pode atravessar, levando consigo a informação relevante que você está pensando”, detalha.


O funcionamento das sinapsesAs sinapses são zonas ativas de contato entre uma terminação nervosa e outros neurônios, células musculares ou células glandulares. Steven diz: “Toda vez que essa carga elétrica é acionada, as sinapses diminuem a distância que a carga elétrica tem que atravessar. Portanto, o cérebro é religado em seu próprio circuito e se altera fisicamente para tornar mais fácil a realização das sinapses adequadas – e isto faz com que o pensamento, em essência, seja mais facilmente disparado.”

Além disso, existe a realidade de que nossas sinapses mais fortes são as que mais definem nossa personalidade. Assim, os pensamentos que mais estão presentes em nossas cabeças reforçam as pontes dentro da rede dos nossos neurônios.

De uma forma simplificada, isso significa que quanto mais reclamamos, mais tendemos a reforçar essa característica em nossos cérebros.

Como as reclamações de outras pessoas influenciam nossas vidasQuando passamos muito tempo perto de reclamões, os “neurônios-espelho” fazem nossos cérebros se relacionarem com essas pessoas. Como sentimos aquilo que elas sentem, naturalmente começamos a trocar energias negativas com essas pessoas. Isso prejudica a qualidade de nossas vidas, por isso precisamos definir algumas estratégias para evitarmos nos contaminar com a negatividade dessas pessoas.

Abaixo estão 4 dicas simples de como nos proteger dos reclamões.

1. Seja seletivo com suas companhias

Nós tendemos a nos tornar parecidos com as pessoas com as quais convivemos. Portanto, se você passa tempo com pessoas que reclamam o tempo todo, tem a tendência natural de se tornar como elas.

2. Use palavras positivas

Nossas palavras e intenções têm muito poder e podem influenciar naquilo que atraímos para nossas vidas. Siga o princípio da Lei da Atração e comece a proferir e se comportar mais de acordo com aquilo que deseja e afaste a negatividade e pessimismo de sua vida.

3. Abra mão das reclamações

A reclamação é um hábito, e todos os hábitos podem ser mudados, melhorados. Treine sua mente a desapegar-se da rotina de ver apenas o lado negativo das situações da vida.

4. Mude de assunto quando alguém começar a reclamar perto de você

Tente sempre ter uma resposta positiva para alguém negativo, dessa maneira você vai melhorar a energia ao seu redor e poderá contribuir para uma mudança de visão da outra pessoa.

Como pudemos perceber, as reclamações são verdadeiros vilões para nossa saúde mental e felicidade. Afaste-se desse comportamento o quanto antes e você verá o quão melhor sua vida se tornará!

Nenhum comentário:

Postar um comentário