sexta-feira, 10 de julho de 2020

Diario di vita: Il mio omaggio a Ennio Morricone


Sono rimasta molto triste quando ho saputo che Ennio Morricone non c'è più. Non volendo fare dei paragoni scherzo sempre dicendo che Morricone è il John Williams italiano.

La prima volta che ho visto un film la cui colonna sonora è stata creata e orchestrata da Morricone è stato Nuovo Cinema Paradiso diretto da Giuseppe Tornatore. 

L'ho visto per la prima volta nel 1989 a scuola quando abitavo in Italia più precisamente a Reggio Calabria. Ci facevo un corso per insegnanti d'italiano all'estero.

Siccome la storia si svolgeva in Sicilia tutti gli alunni si sono sentiti dentro il film una volta che per andare da Reggio Calabria a Messina ci vuole soltanto mezz'ora in traghetto. 

La colonna sonora creata da Morricone è meravigliosa e tutte le volte che rivedo il film piango. 


Ennio Morricone dirige l'orchestra



Morricone riceve l'Oscar onorario



Ennio Morricone riceve il premio Oscar per la colonna sonora di "Hateful Eight"



Un servizio su Ennio Morricone in portoghese






quinta-feira, 25 de junho de 2020

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Leda Nagle entrevista o Dr. Bactéria (Roberto Figueiredo)


Leda Nagle entrevista il Dr. Paolo Zanotto


Mémoria Viva (1º episódio) - Estátuas devem ser derrubadas ? - Leandro Karnal


21:37 / 21:55 Earth Wind and Fire Kennedy Center Honors 2019 Full Show Performance



Na última canção "September" vemos Tom Hanks na platéia "orquestrando" a canção. 



Intervista a Alberto Infelise, autore del libro "Meraviglioso", e P. Angelo Celani in ricordo di Fabrizio Frizzi


Intervista a Natalia Ginzburg


Fabrizio Frizzi racconta emozionato Mia Martini


segunda-feira, 8 de junho de 2020

Vinte e uma formas de ficar tranquilo usando a preocupação inteligente - Dra. Beverly Potter


1) Avalie os custos da preocupação;
2) Respire fundo;
3) Relaxe seus músculos;
4) Distraia-se;
5) Faça uma caminhada;
6) Ria e dê gargalhadas;
7) Faça uma prece;
8) Descubra a alegria;
9) Evite tomar café;
10) Troque os condicionais pelas preferências
11) Conte um rosário;
12) Coma um doce;
13) Entre numa banheira quente;
14) Imagine um final feliz;
15) Pratique uma boa ação;
16) Ridicularize a preocupação;
17) Embale-se;
18) Conte suas bênçãos;
19) Faça uma lista;
20) Exercite as reações brandas (não dramatize):
21) Assista a uma comédia.


(texto publicado no livro O Guia do Preocupado)

7 coisas que as empresas podem fazer para dar certo em 2020 - Celso Braga


Este texto foi publicado na revista Leve & Leia no início do ano. Quanto desses conselhos podemos seguir diante da pandemia e da mudança irreversível no panorama brasileiro e mundial ?

Quando mudamos o ano, em um ritual feito por grande parte das pessoas que passam a virada da meia noite nas praias brasileiras, pular sete ondas e pensar positivamente sobre boas coisas para o futuro, aquilo que desejamos e que esperamos trabalhar para que ocorra nos levando ao "ano bom", é uma receita que nem sabemos se dá certo, mas ritual não se discute muito. De certo mesmo, apresentamos aqui uma lista que não falha quando aplicada em empresas e corporações que buscam o sucesso. Confira a sua lista!

7 coisas para 2020 dar certo

1 - Investir em educação. Vamos começar pela nossa mesma, saber mais, aprender mais te dá mais chances de ir além em 2020. As empresas que investirem mais em educação terão funcionários mais preparados para lidar com as inovações necessárias ao bom ano. Os governos federais, estaduais e municipais que apoiarem a educação farão uma base para irmos além até de 2020, e não valem promessas de campanha: valem as ações reais percebidas neste novo ano.

2 - Mudar a cultura. Se pararmos de choramingar as pequenas derrotas podemos olhar para as pequenas vitórias, um pouco de esforço não faz mal a ninguém na hora de ser otimista. As empresas que trouxerem mais empreendedorismo, mais força de participação dos colaboradores nos resultados em locais com melhores climas para se trabalhar vão sair na frente. Apesar de esta ser uma tarefa árdua é preciso começar já neste novo ano. Chega de empresas estatais ineficientes, de um estado gigante entregando baixos resultados à população: uma cultura de excelência e eficiência do estado precisa ser iniciada já para colhermos frutos em cinco ou dez anos.

3 - Mente sã em corpo são. Cuidar do nosso estresse e de nossa saúde física são fundamentais para lidar com bons anos em nossas vidas. Nenhum ano é bom com você estressado e cansado fisicamente. As empresas que têm uma liderança mais equilibrada emocionalmente obtêm até 30% de resultados melhores, as lideranças que cuidam de sua saúde física têm até 70% de chance de passar por situações difíceis de maneira mais simples. Governantes desequilibrados, sejam de direita ou de esquerda não ajudam em nada o país. A virtude está no meio, não existe nada de bom na polarização e radicalização que nos ajude neste novo ano a fazer as coisas melhores para todos.

4 - A fé não costuma falhar. Quem anda mais conectado a uma fé, seja qual for, tem mais chance de se sentir melhor com os desafios. Um pouco de paz mental não faz mal, acalmar o espírito interior pode nos fazer ver as coisas com mais clareza, mesmo em momentos difíceis. As empresas mais conectadas a valores humanos, a ética, a responsabilidade com o futuro da sociedade têm índices de rentabilidade maiores do que as que não tem. A sociedade governada sem valores humanos, sem respeito e dignidade para com os outros não pode prosperar. Inclusão e fomento à liberdade de empreender dão a conta da dignidade ao cidadão.

5 - A minha responsabilidade é fundamental. É preciso demonstrar aos nossos filhos e liderados que somos os responsáveis pelas nossas escolhas e decisões. Um ano em que sejamos capazes de perceber que não é culpa do outro se as coisas não vão bem, e é sim em grande parte nossa responsabilidade tomar melhores decisões e ter melhores ações. As empresas baseadas na liberdade das pessoas serem mais responsáveis em todos os níveis têm um ambiente mais sólido para evoluir neste novo ano. Os governantes precisam saber que são responsáveis, incluindo todas as esferas do poder. Um povo sem responsabilidade, líderes políticos sem responsabilidade e governantes sem responsabilidade não podem criar nenhum ano bom sequer. A liberdade baseada no empreendedorismo nas responsabilidades individuais com o coletivo leva todos mais longe.

6 - Juntos somos mais fortes. Já sabemos que é na colaboração que podemos moldar um futuro melhor para todos. Ninguém pode ser suficiente em si mesmo. Com quem podemos contar ? Quem irá nos ajudar ? Com quem devemos trabalhar juntos ? Um bom ano tem que alcançar os grupos, as famílias e a sociedade. Empresas que esperam um bom ano, precisam de um ambiente colaborativo em todos os níveis. Mais que uma competência de indivíduos e de líderes as empresas precisam de um modelo de ambiente que favorece estar juntos e colaborar, precisam acabar com silos e egocentrismos. Na política esta é uma missão para muitos anos ainda, governar para os interesses do coletivo e não dos próprios interesses parece estar longe de se tornar uma realidade. Para 2020 é possível nas eleições municipais estarmos atentos aos discursos e à pessoa que os fará para enxergar se temos algo de bom a nos aguardar.

7 - Liberdade do passado. Quando estamos presos em tudo que nos pareceu dor não podemos olhar com otimismo para o futuro. O que passou, passou! Se o ano anterior deixou aprendizados dolorosos é preciso se libertar desta dor. O futuro se constrói com o que é novo, a nova semente plantada e que irá brotar conforme você possa regá-la e cuidar dela. Nos ambientes empresariais a capacidade de renovar-se mais rapidamente do que outros lhe indica uma capacidade de ir além chegando em novos patamares de resultados e de negócios. Na sociedade a liberdade estimulada para o povo liberto de discurso passado leva a evolução para uma melhor condição de existência. Criar nosso modo sem copiar o que já se passou é um bom modo de abrir a discussão. Quem sabe num bom ano se possa aumentar o diálogo.

Espero que cada um possa pelo menos estabelecer a sua parte nestes sete desejos, me parece que se cada um evoluir o todo poderá se beneficiar. Que seja um 2020 mais consciente de quem precisamos ser. Contem comigo para exercer minha força de transformação e ajudar a vida das pessoas a serem mais felizes!


(texto publicado na revista Leve & Leia nº 162 - ano 13 - fevereiro e março de 2020)


17 regras simples que vão ajudar você a viver mais e melhor (revista Leve & Leia)


17 regras simples que vão ajudar você a viver mais e melhor

1) Nunca se preocupar com as pequenas coisas;
2) Durma pelo menos 6 a 8 horas por dia;
3) Pratique atividade física de forma moderada;
4) Descanse pelo menos de 20 a 30 minutos após o almoço;
5) Dedique tempo ao lazer;
6) Dedique-se a atividades prazerosas; Leitura, cinema, pintura, música, viagens, falar bobagens e... amar bastante;
7) Elimine o sentimento de culpa;
8) Sorria sempre, pois não precisa de motivo, é contagioso e usamos cinco vezes menos músculos para sorrir do que para permanecer com o rosto sério e carrancudo;
9) Ajude ao próximo;
10) Pratique o bem, sem olhar a quem;
11) Mentalize sempre pensamentos positivos, eduque o seu cérebro para deixar-se penetrar apenas por coisas boas;
12) Busque a felicidade. No campo profissional, procure fazer o que gosta. No campo pessoal, tenha em mente que o segredo da felicidade consiste em ter um coração enorme e uma memória curta;
13) Perdoe;
14) Lembre-se: não existe felicidade sem sabedoria;
15) Não fumar e ingerir bebida alcoólica com moderação;
16) Consuma menos açúcar e menos sal. Aprenda a saborear o açúcar dos alimentos naturais;
17) Mantenha corpo e mente ocupados.


Eu acrescentaria mais uma regra:

18) Agradeça sempre por tudo o que acontece porque a nossa vida é um eterno aprendizado.


(texto publicado na revista Leve & Leia nº 162 - ano 13 - fevereiro e março de 2020)


O que é longevidade saudável e por que isso interessa a você - Dr. Ítalo Rachid


Quis postar este artigo que foi publicado no início do ano para mostrar como as perspectivas mudaram enormemente de março para cá.

Esse conceito vai muito além de uma vida com poucas doenças, sem muitos remédios no armário de casa e vivendo plenamente na companhia de netos e bisnetos.

A longevidade hoje é assunto de política pública no Brasil. Para que você entenda a relevância do tema, vou colocar em um contexto histórico pouco conhecido. 

O aumento da expectativa de vida

Quantas pessoas que você conhece já ultrapassaram os 80 anos ? Garanto que ultrapassa a contagem nos dedos. Mas, nem sempre foi assim!

Vamos voltar à Roma Antiga, no ano 2.400 a. C., para ver que a expectativa de vida era de 17 anos. Por um período muito longo, o ser humano viveu pouco.

O primeiro salto de longevidade ocorreu no século 19, com a expectativa de vida alcançando os 30 anos. Quem nasceu na década de 30 do século 20 já podia esperar viver até os 55 anos. Desde então, a expectativa de vida tem aumentado de forma geométrica.

Atualmente, nos países desenvolvidos, essa expectativa é de 84 anos, e no Brasil está entre 75 e 76 anos.

Embora seja uma conquista da medicina e da ciência em geral que estejamos ganhando anos de vida, esse assunto gera consequências que devem ser previstas e discutidas o quanto antes.

Mais qualidade de vida

Tais avanços científicos podem ter proporcionado ganho na quantidade de anos vividos, porém, não podemos apontar o mesmo ganho em termos de qualidade.

As doenças crônicas são muito comuns em pacientes da terceira idade, mesmo antes de atingir os 60 anos. No entanto, a expectativa é que usem medicamentos para controle por toda a vida.

Vemos pessoas adoecendo das mesmas doenças. Somando isso a um contexto em que as famílias contam com cada vez menos filhos, vemos um fosso muito próximo nos programas sociais de aposentadoria.

Não existem precedentes para o contexto que estamos vivendo. Já existem estudos em países desenvolvidos que demonstram a necessidade do ser humano se manter produtivo por toda a vida caso a expectativa de vida continue crescendo, ou pelo menos se mantenha.

Para isso, a saúde é fundamental. Afinal, como alguém pode produzir aos 80 anos ? Somente se mantiver o equilíbrio entre estudo, trabalho e lazer por toda a vida.

Em um modelo de medicalização constante, dificilmente conseguiremos conquistar o nível de saúde necessário para viver plenamente  por muitos anos.

Eu espero que este artigo ajude-o (a) a compreender o que é longevidade saudável, e como buscá-la.


(texto publicado na revista Leve & Leia nº 162 - ano 13 - fevereiro e março de 2020)


Desacelere (Como evitar a ansiedade) - Thiago Gomes de Lima, Christiane Vilhena e Isaac Efraim


Os psicólogos Thiago Gomes de Lima e Christiane Vilhena, e o psiquiatra Isaac Efraim (em seus artigos) dão dicas para prevenir a ansiedade:

APRENDA A CONTROLAR A FRUSTRAÇÃO

Não sofra por pequenas coisas, lembre-se: são só pequenas coisas.

NÃO TENHA MEDO DE SER REJEITADO

Pense na rejeição e a minimize na sua tela mental, a ponto dela perder toda a força e ficar pequena, quase que imperceptível.

CONTROLE A PRESSÃO FINANCEIRA

Revise suas crenças, separe parte do que você ganha para investir, outra para diminuir as suas dívidas, doe parte do que você ganha, seja quanto e onde for, crie valor para você e para os outros.

APRENDA A CONTROLAR A ACOMODAÇÃO

O conforto pode ser uma das mais desastrosas emoções que um corpo pode ter. Paramos de crescer, paramos de trabalhar e, por fim, paramos de criar valores adicionais.

SEMPRE DÊ MAIS DO QUE VOCÊ ESPERA RECEBER

A chave para qualquer relacionamento é que você precisa alimentá-lo, e continuar alimentando.

ESTEJA, DE FATO, CONSCIENTE DO MUNDO AO REDOR

Seria o primeiro passo para retomar o controle da vida e reduzir o estresse e a ansiedade do dia a dia.

PRATIQUE EXERCÍCIOS DE MEDITAÇÃO E ENCONTRE FORMAS DE CENTRAR OS PENSAMENTOS

Tudo aquilo que puder contribuir para que o indivíduo consiga nomear suas apreensões, para que possa se comprometer com algo pelo que, mesmo com suas limitações, pode se responsabilizar.


(Texto publicado na revista Ciência em Foco: O poder do pensamento - nº 4 - ano 3 - 2017)


segunda-feira, 25 de maio de 2020

O mundo pós-pandemia com Leandro Karnal (CNN)


O mundo pós-pandemia com o Dr. Fernando Gomes Pinto (CNN)


Serendipity soundtrack (trilha sonora do filme Escrito nas estrelas)




Fiz download deste filme dublado em italiano há alguns anos e o tenho assistido repetidamente. É um filme romântico, leve, otimista e com uma trilha sonora linda que enriquece as cenas.





A thousand years - Rodrigo Faro


Paciência - Mariana Rios e Rodrigo Faro (canção de Lenine)


A letra desta canção expressa mais do que nunca a situação que estamos enfrentando.