terça-feira, 13 de junho de 2017

Onde surgiu o delicioso pastel de feira de São Paulo - Thais Brandão


Em São Paulo há diversas feiras ao ar livre, elas são uma tradição da cidade, atraem muita gente com seus produtos diversos, em geral, frescos e com muita qualidade. Além disso, há quem vá à feira só para comer o tão falado pastel, que ganha novos adeptos diariamente, afinal é uma delícia.

Mas, de onde vem o pastel de feira, esse tão tradicional não só em São Paulo, mas em todo o Brasil?

Há duas versões para a origem do pastel, uma delas remonta a origem do pastel à região Ibérica, de onde vieram os portugueses, colonizadores do Brasil, e principais figuras encontradas nas antigas e tradicionais feiras de rua. É possível identificar que havia, desde a Idade Média massas recheadas e assadas, um pouco diferente do que conhecemos hoje, mas pode ser uma boa ideia de origem.

Uma outra versão, que é mais aceita na sociedade de maneira geral, incluindo professores de gastronomia que pesquisam sobre a origem dos alimentos, diz que o pastel, como o conhecemos hoje, vem um tradicional alimento chinês, o rolinho primavera, que era feito tradicionalmente com carne de porco.

Um fato importante e curioso que a história nos conta, é que o pastel é feito no Brasil desde meados de 1890 pelos chineses, mas ele ganhou maior notoriedade a partir de 1940 com a chegada dos japoneses ao Brasil, e a incorporação destes imigrantes às feiras.

Quando os japoneses chegaram, havia por parte dos brasileiros um certo preconceito, já que o Japão apoiou os países do eixo durante a Segunda Guerra Mundial, colocando de uma forma mais simples, o Japão apoiou a Alemanha nazista. Enquanto o Brasil prestava apoio aos países aliados, como os Estados Unidos.

Esse fato histórico, somando ao fato de que, sem a devida atenção, é relativamente fácil pensar que orientais são povos fisicamente parecidos, os japoneses eram facilmente confundidos com chineses, isso tornou a sua integração a sociedade brasileira mais rápida e menos problemática, visto o que mundo passava naquele momento.

Foram os japoneses que adaptaram a receita do rolinho primavera chinês, para o pastel como conhecemos hoje, passaram a usar a carne bovina, que agradava mais ao paladar brasileiro e passaram a fritá-lo.

Seja nas pastelarias espalhadas por toda a cidade de São Paulo, ou nas tradicionais feiras, o pastel ganhou o coração e o paladar de todo nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário