domingo, 27 de outubro de 2013

Diário de vida: 3º Chá Comigo - Cristal Fanucci


Hoje tivemos o 3º Chá Comigo no espaço da Cristal Fanucci. A reunião foi bem nipônica porque a Cleusa e a Eliza também são de origem japonesa.

A Cristal acendeu algumas velas vermelhas e como de costume me acomodei ao lado da Cleusa no nosso sofá para baixinhas. Bem ao estilo Templo Zu Lai.

O primeiro assunto que veio à tona foi o da Transição Planetária e foi legal porque a Eliza quis saber mais sobre o tema. O papo foi se estendendo, mas a um certo ponto a Cristal disse que tínhamos chegado ao tema que ela tinha preparado para o encontro de hoje.

Recebemos um papel no qual fizemos 4 colunas. Fomos seguindo as instruções e no final a Cristal nos disse o que cada uma representava: a 1ª coluna a percepção da realidade, a 2ª a nossa parte derrotista (vitimismo), a 3ª a parte pró-ativa, ou seja, o que podemos fazer para mudar a situação e a 4ª e última a ação, a colocação em prática do que tínhamos escrito na coluna anterior. A Cristal sugeriu que praticássemos esse exercício toda vez que nos encontrássemos em dificuldade ou estivéssemos enfrentando algum problema. 

A seguir vimos uma parte do vídeo "A violência invisível" com uma palestra muito esclarecedora e estimulante da Monja Coen. O tema veio bem a calhar porque se a violência sempre existiu, parece que agora está generalizada e mais explícita,  basta ligar a televisão que o noticiário não fala de outra coisa: vandalismo, crimes, assaltos, etc. Toda vez que assisto a cenas de ataques a estabelecimentos comerciais tenho a impressão de que esses mascarados saíram do Inferno de Dante Alighieri. 




Depois de termos assistido à palestra cada um falou um pouco e foi muito interessante. O ponto esclarecedor é que quando pensamos na violência a ideia é da prática de uma pessoa contra outra, mas não podemos esquecer da auto-violência, aquela que praticamos contra nós mesmos o tempo todo geralmente de modo inconsciente.

Depois a Cristal nos deu uma prévia dos próximos encontros: nos leu en passant os 4 acordos. 

Para finalizar nos passou a lição de casa. Eu senti uma grande resistência em fazê-la dessa vez, mas como temos 2 semanas para cumpri-la vou ouvir como sempre a minha vozinha que nunca me faltou quando precisei. 

Como em todas as reuniões tomamos chai (vou acabar ficando viciada no chai do Leandro kkk). Depois a Cleusa e eu pegamos carona com a Eliza e ficamos conversando durante a viagem. Depois a Cleusa e eu pegamos o metrô e continuamos o papo até o terminal. 

Obrigada Cristal por mais um passeio no caminho do autoconhecimento.









2 comentários:

  1. Gratidão, Neide por mais esta postagem tão carinhosa... Vc está fazendo um diário de bordo dos nossos encontros e isso está ficando muito bom e muito gostoso!!!! Adoro!!!! Gratidão, minha linda e querida amiga... Um grande beijo de muita luz para vc! <3

    ResponderExcluir
  2. Que bacana foi esse encontro, pelo que li, foi bastante terapeutico!! abração de luz p/todos!!

    Vania Colura

    ResponderExcluir