segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Diário de vida: o céu não é o (meu) limite, mas a boia sim


boia eletrônica para caixa d´água


O que o vídeo acima tem a ver com o assunto da postagem? Eu diria tudo. 

Percebi nos últimos anos que o meu poder de retenção de informações é limitado. Isso ficou muito claro desde que comecei a assistir a palestras e a fazer cursos de autoconhecimento. 

Durante as palestras consigo manter a atenção durante um tempo, mas depois eu simplesmente "desconecto" e não registro mais nenhuma informação. E me dei conta que isso acontece desde que comecei a ir à escola. A professora dizia à minha mãe que eu era inteligente, mas muito distraída. Com certeza essa "distração" era a minha desconexão automática quando a informação estava sendo repetida ou então não me interessava. 

Por isso fiz a associação do funcionamento de meu cérebro com a boia que controla o nível da água nas caixas d'água. Quando o número de informações atinge o nível máximo, a minha "boia" não deixa mais nada entrar. Por isso sinto a necessidade de diminuir o ritmo para deixar a "água" abaixar um pouco, daí posso retomar e deixar mais informações entrarem. 

E é por esse motivo que reciclo sempre as minhas coisas. Não consigo acumular nada. Se começo a comprar muitos livros, sinto a necessidade de vender, trocar ou doar os mais velhos. E o mesmo acontece com roupas e outros objetos. Pratico com muita frequência o velho hábito do escambo: troquei vários volumes do Harry Potter em inglês e francês por uma máquina digital. E as duas partes ficaram mais do que satisfeitas.

Essa descoberta foi muito útil para aprender a administrar melhor o quanto de informações consigo reter de cada vez.

A seguinte frase vem bem a calhar: Deus fez o homem a sua imagem e semelhança. O homem, por sua vez, fez as invenções a sua imagem e semelhança também. 

Aproveito para deixar uma dica de leitura:

Nesse livro Gasparetto compara o proprietário com seu carro e mostra como as doenças do primeiro estão interligadas aos problemas do segundo



Boa semana a todos!!!!














Nenhum comentário:

Postar um comentário