segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

9 sinais que nos alertam uma deficiência de cálcio no corpo (Melhor com Saúde)


Além das fraturas ósseas ou dos problemas dentais, a queda do cabelo, assim como a pele ressecada ou as unhas quebradiças, podem estar relacionados com o déficit de cálcio no organismo

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano, presente em maiores quantidades nos ossos e nos dentes, ainda que também seja encontrado em quantidades significativas no sangue, nos neurônios e demais tecidos.

Estima-se que 70% do sistema ósseo é composto por este mineral que também desempenha um papel fundamental na saúde do sistema nervoso e das células de todo organismo.

De fato, está comprovado que este mineral participa na coagulação do sangue, regula o ritmo cardíaco e permite o relaxamento e a contração dos músculos.

Por desempenhar funções tão importantes para o corpo, não é de estranhar que sua carência possa causar patologias crônicas como a osteoporose, os problemas articulares e inclusive os cardiovasculares.

Para descobrir de forma oportuna essa deficiência e cálcio, basta considerar alguns sinais que o corpo envia por meio dos sintomas que parecem não ter nenhum tipo de relação com os ossos mas que, sem dúvidas, ocorrem pela ausência do mineral.

1. Câimbras musculares

Elas podem ser o resultado de uma sobrecarga de tarefas sobre o músculo ou a carência de potássio.

Porém, quando as câimbras aparecem com frequência e depois de realizarmos os movimentos cotidianos podem ser um indício da falta de cálcio nos ossos.

Se a dor aparecer nas coxas, panturrilhas e braços, considere aumentar o consumo deste mineral em sua dieta.

2. Insônia

Muitos dos transtornos do sono que aparecem com regularidade são o resultado de uma diminuição nos níveis de cálcio.

A insônia ou as interrupções do sono constantes estão indicando que o organismo precisa de um pouco mais desse nutriente.

3. Problemas nos dentes

Como mencionamos anteriormente, os dentes têm um alto teor de cálcio em sua estrutura, portanto, uma diminuição deste mineral no organismo também afeta sua saúde de forma direta.

Apresentam-se cáries ou outras infecções dentais, cor amarelada ou fragilidade, sintomas que são claramente indicativos desta deficiência.

4. Pele seca e unhas frágeis

Para participar na regeneração celular, o cálcio desempenha um papel importante na restauração da pele e das unhas.

Quando não há quantidades suficientes é comum que ocorram problemas como ressecamento, rachaduras e, no caso das unhas, que fiquem quebradiças.

5. Transtornos capilares

O ressecamento, a queda e a fragilidade no cabelo, são provas suficientes paraconsiderar que há deficiência de nutrientes importantes no corpo.

Ainda que estes transtornos possam ocorrer por muitas razões, não é demais pensar que é preciso melhorar a alimentação.

6. Dor articular e óssea

A dor que ocorre nas articulações e nos ossos tende a alertar sobre doenças crônicas como a artrite e a artrose. Porém, pode ocorrer devido a uma fratura ou à perda de densidade óssea devido à ausência de cálcio.

7. Pressão arterial alta

Muitos minerais participam da regulação da pressão arterial. O cálcio é um dos responsáveis por mantê-la sob controle, razão pela qual um desequilíbrio pode causar hipertensão.

8. Dores menstruais

Ainda que as dores menstruais, ou a chamada síndrome pré-menstrual, possam variar de mulher para mulher e ocorrer devido às mudanças hormonais, em alguns casos poderia ter alguma relação com a quantidade de cálcio que está presente no organismo.

Foi demonstrado que um índice adequado de cálcio no sangue pode contribuir para diminuir os episódios de dor e inchaço abdominal, retenção de líquidos, ansiedade e depressão.

Se você for o tipo de mulher que passa por este ciclo sem dor alguma, mas de repente começou a ver que essa dinâmica tem mudado, considere que talvez seus níveis de cálcio estejam diminuindo.

9. Fraturas nos ossos

Por causar perda da densidade óssea, a carência de cálcio nos ossos pode originar fraturas ou torções nos tendões.

Por ser essencial para conservar os ossos fortes, uma deficiência supõe um alto perigo para sua saúde e pode ser a causa de doenças como a osteoporose.

Se depois de ler isso você considerar que tem deficiência de cálcio, não deixe de consultar um médico para receber o tratamento adequado.

Em geral, você pode aumentar o consumo de alimentos que contém o cálcio, tais como, por exemplo:
Frutos secos
Lácteos
Brócolis
Couve
Repolho
Suco de espinafre
Suco de laranja
Leite de arroz
Peixe
Ovos

Também é possível absorver o elemento por meio do consumo de suplementos, ainda que seja mais conveniente que seja de origem natural para que você receba os benefícios adicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário