domingo, 12 de novembro de 2017

Por que algumas pessoas tem o hábito de morder os lábios? - Fernanda (Escolha Inteligente)


Morder os lábios ou a mucosa da bochecha é um hábito mais comum do que muitos imaginam, embora esse assunto não seja tão conhecido e comentado quanto roer as unhas, por exemplo. Eu percebi ao longo da minha vida que tinha este péssimo hábito, então resolvi pesquisar mais a fundo as origens e também o que pode ser feito para resolver este problema.

Enquanto pesquisava, pude constatar que inúmeras pessoas fizeram deste hábito um comportamento compulsivo, mordendo os lábios até se machucarem de fato. Isso é realmente preocupante porque muitos não buscam o tratamento adequado e passam a vida toda se mutilando sem saber qual a razão deste comportamento – e o pior – sem buscar ajuda.

Mas afinal, por que as pessoas têm estas “manias”? Bem, o motivo normalmente se resume em duas palavras: estresse e ansiedade. Enquanto estas duas situações não forem investigadas e tratadas da maneira adequada, é bem possível que os comportamentos compulsivos não tenham uma melhora eficaz.

Quem tem o costume de morder os lábios pode ter também outro hábito conhecido como bruxismo – um apertar ou ranger os dentes enquanto dorme – que com o tempo pode acarretar tanto o desgaste dos dentes quanto dores nos maxilares e na cabeça.

Se você tem esse costume e se sente incomodado com isso, aqui vão algumas dicas:

- procure inicialmente um dentista e peça a ele que faça uma avaliação para que possa constatar o problema e indicar o uso de placas ou aparelhos para minimizar os prejuízos causados por estes comportamentos.

- como solução paliativa, eu recomendo escovar os dentes várias vezes por dia e ter sempre à mão um emoliente para os lábios, como manteiga de cacau por exemplo, que dá uma sensação de conforto maior e desvia o foco de morder os lábios. Pelo menos para mim funciona muito bem.

- procure também analisar o que está causando estresse ou ansiedade em sua vida e se ocupe buscando soluções para estas situações, pois se a causa não for tratada, estes comportamentos só tendem a piorar cada vez mais. Não tenha vergonha de procurar ajuda de um psicólogo se não está conseguindo lidar com algumas questões, ele certamente poderá te ajudar.

- ocupe sua mente com aquilo que te faz feliz. Se está insatisfeito com seu trabalho, considere mudar de emprego. Se isso não for possível, faça alguma atividade prazerosa em seus momentos de folga, procure algo que te traga alegria e motivação.

É importante compreender que todos passamos por situações de estresse e ansiedade na vida e dificilmente conseguiremos passar por estes momentos sem sentir os efeitos no nosso organismo. Porém, devemos nos preocupar em buscar soluções para os problemas e não somente ficar pensando neles o tempo todo. Não é tarefa fácil, mas devemos nos esforçar para manter o controle.

É importante também fortalecer o espírito, seja com leitura, meditação ou oração. Como seres humanos, nós precisamos ter um contato com o divino, seja qual for sua crença ou religião. Isso é essencial para se manter o equilíbrio diante das dificuldades da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário