domingo, 3 de junho de 2018

Saúde quântica - Samira Menezes


Conheça essa abordagem terapêutica que enxerga o autoconhecimento como remédio para problemas físicos e emocionais

Na grande maioria das vezes, visitas a médicos significam duas coisas: algo não está funcionando como deveria com a sua saúde e muito provavelmente, a pedido seu ou por recomendação médica, você sairá da consulta com uma receita de remédio. Seja para aliviar uma dor, para ajudar a dormir, para desinflamar ou para diminuir o colesterol ou a pressão arterial - tem remédio para tudo, mas, como o nome diz, eles remediam. Não vão curar um problema se a pessoa não mudar padrões de repetição, como alimentação ruim, hábitos nada ou pouco saudáveis, pensamentos e sentimentos negativos", observa o terapeuta Wallace Lima, percursos da Saúde Quântica no Brasil e organizador do 4º Simpósio de Saúde Quântica e Qualidade de Vida, realizado entre os dias 30 de outubro a 1º de novembro de 2015, em Brasília (DF).

Considerada uma abordagem terapêutica alternativa contra problemas de saúde e um estilo de vida, a Saúde Quântica se apoia em teorias da física quântica e em conhecimentos de neurologia para promover bem-estar e qualidade de vida, com alimentação orgânica e exercícios que prometem desenvolver a consciência inteerior. No mundo, a Saúde Quântica ficou famosa graças a figuras como Deepak Chopra, médico indiano radicado nos Estados Unidos e autor de livros de auto-ajuda como A Cura Quântica; e como Dr. Amit Goswami, Ph.D. em física quântica e referência mundial em estudos que conciliam ciência e espiritualidade.

"A Saúde Quântica propõe conhecer as causas da enfermidade e não somente tratar os sintomas com medicamentos. Ela dá ferramentas para a pessoa desenvolver a autoconsciência e entender que ela mesma cria a própria realidade. Esse cuidado permite, por exemplo, que se desenvolva uma consciência alimentar, estando atento àquilo que se coloca no prato", explica o terapeuta.

Essa, porém, é apenas uma das faces da Saúde Quântica, que também propõe a consciência emocional, uma vez que as emoções como alegria, tristeza ou estresse, também são capazes de influenciar no bem-estar. Na prática, essa consciência é desenvolvida com diferentes exercícios, como os de respiração, que promete ajudar a pessoa a se desvincular de experiências negativas do passado e viver o presente em harmonia, com atenção ao tipo de pensamentos e de sentimentos.

"O pensamento e os sentimentos geram energia e criam um campo eletromagnético que afeta o corpo tanto para o bem quanto para o mal. Isso significa que através de pensamentos e sentimentos, a pessoa emite um determinado tipo de padrão vibratório que atrai aquilo que está em sintonia com o tipo de vibração. Se a pessoa tem consciência disso, ela pode qualificar os próprios sentimentos e pensamentos para criar um campo vibracional favorável", destaca Wallace.

Vibração energética

Fato: o corpo humano irradia calor e, portanto, energia. Considerando as lições da física quântica, dá pra concluir então que cada corpo tem uma frequência energética e, a partir daí, começa-se a entender por que os especialistas em Saúde Quântica afirmam que sua saúde e seu bem-estar dependem do tipo de energia que o seu corpo emana.

"Na física quântica, toda matéria, todo organismo, como uma célula, é formado por átomos energéticos. Ou seja, nossas células concentram informações e energia, formando uma espécie de 'usina energética' comandada pelo cérebro", explica Anderson Dalosse de Souza, Diretor Editorial da Revista Saúde Quântica.

Para os especialistas em Saúde Quântica, isso significa que, do ponto de vista energético, até um alimento emana um tipo de energia, pois ele também é formado por células. Por isso, um vegetal orgânico e fresco tem uma estrutura compatível com a energia do corpo. Ao contrário dos vegetais com agrotóxicos, que nada mais são do que venenos. "Dessa mesma forma funciona os pensamentos em desarmonia. A pessoa que sofreu traumas ou que está destilando raiva, ressentimento, ódio e outros sentimentos negativos, também afeta seu campo energético de forma negativa", exemplifica Wallace Lima.

O resultado produzido por esse campo vibracional negativo pode aparecer em forma de doenças. "Emoções repetidas têm o potencial de provocar essa desarmonia. Sabe-se que medo crônico afeta os rins. Raiva e ódio prejudicam o fígado; e tristeza, os pulmões", elenca o terapeuta.

Uma chance de cura

Você foi ao médico e descobriu um problema. Grave ou não, nada está perdido para os especialistas em Saúde Quântica. Um problema de saúde, explica Wallace, pode ser a chance de a pessoa evoluir de alguma maneira, pois ela será incentivada a se auto-investigar para tentar descobrir o que exatamente está causando o problema e, assim tentar mudar sua vibração energética.

Uma maneira eficiente para dar um primeiro reset é pela desintoxicação. A química Conceição Trucom, do site Doce Limão, lembra que todas as culturas antigas e orientais, como a chinesa e a indiana, valorizavam a limpeza interior para intensificar "os trabalhos de evolução e o alinhamento com as frequências de sanidade e lucidez".

Segundo ela, ao mesmo tempo em que o paciente limpa o corpo fisicamente, ele deveria agradecer pela doença, em vez de se sentir derrotado ou com raiva por sofrer de algum problema de saúde. "As manifestações físicas são um momento para a autoanálise. É a hora de saber se o que está acontecendo tem origem psicológica, emocional ou física (ou todas) e desfazer este padrão. Trata-se de um momento para refletir e repensar a vida. Por isso, devemos ser gratos a tudo, inclusive àquela parte do corpo que está se sacrificando para anunciar que algo não está bem", observa a química.

Um processo de desintoxicação é simples - muita água mineral, inclusão de suco verde, consumo de alimentos orgânicos, saunas e momentos de meditação ajudam na limpeza do organismo. O difícil, segundo Conceição, é se livrar do papel de vítima e assumir a responsabilidade pelo que acontece com a própria vida. "Quanto maior a resistência ao autoconhecimento, maior a pressão exercida e a intensidade dos sintomas da doença", afirma Conceição, que explica que muitos problemas crônicos começam com expectativas, preconceitos ou outros sentimentos e pensamentos negativos. Se repetidos e não resolvidos, esses sentimentos podem levar para distúrbios funcionais, como intestino preso e coriza, que debilitam o sistema imunológico. A partir daí, o corpo fica suscetível a inflamações ou os distúrbios físicos agudos, como rinite, herpes, furúnculos, hepatite ou gastrite. "Até que esses distúrbios se tornam crônicos e modificam a estrutura dos órgãos, levando a pessoa a problemas como diabetes, câncer e outras doenças", diz a química.

É possível mudar esse mecanismo? Segundo os preceitos da Saúde Quântica, sim. Mas, tanto o processo de autoconsciência quanto a mudança no campo vibracional e, possivelmente, de cura de uma doença são lentos e dependem exclusivamente da pessoa. "Assim como é possível fortalecer os músculos, também é possível treinar o cérebro para criar novos hábitos através de neuropeptídios no cérebro, também conhecidos como moléculas da emoção. Esse treinamento gera uma nova composição química cerebral que, por sua vez, afeta a genética de forma saudável, se o foco da pessoa for a saúde plena", revela Wallace Lima.

Um pouco de física

A Saúde Quântica se baseia nos princípios da física quântica. Criada apelo cientista alemão Max Planck (1858 - 1947), ganhador do Nobel de física de 1918, e utilizada por Albert Einstein para desenvolver sua teoria da relatividade, a física quântica serve para explicar o átomo, a matéria em suas diversas formas, a origem e a evolução do universo, entre outras coisas.

Por lidarem com partículas invisíveis a olho nu, as teorias da física quântica são difíceis e até bizarras para os leigos. Uma das descobertas dessa disciplina é a dos fótons, partículas eletromagnéticas com um tipo de energia específica que serão absorvidas pelo corpo.

Professor na Universidade Federal de Minas Gerais, e autor do livro Quem Tem Medo da Física Quântica?, o físico Ramayana Gazzinelli explica que, sem os conhecimentos da Física Quântica, hoje não seria possível dispor da tecnologia do GPS nem fazer exames de ressonância magnética e muito menos usar o computador.

O cérebro é flexível

Uma das premissas da Saúde Quântica é a de que os pensamentos são capazes de fazer as pessoas adoecerem ou viverem uma saúde plena. O que não é completamente descartado pela neurologia, visto que o sistema nervoso tem capacidade de se reorganizar, dependendo da condição da pessoa - essa flexibilidade do cérebro se chama neuroplasticidade.

Graças a ela, uma criança com problemas visuais, de fala ou de audição, por exemplo, pode se recuperar até não ter nenhuma sequela na idade adulta. Ou então um adulto pode se recuperar em partes ou totalmente após uma lesão cerebral.

Consciência na prática

Para alcançar a autoconsciência do corpo e da mente, e, consequentemente, a saúde plena, os especialistas em Saúde Quântica recomendam terapias alternativas e complementares, como acupuntura, homeopatia e fitoterapia - todas disponíveis inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS).

Outras atividades recomendadas são aquelas que ajudam a pessoa a focar a atenção no momento presente, como meditação, tai chi chuan e yoga. "Quando você vive o presente, o momento do agora, é mais fácil criar uma realidade melhor", explica Wallace. "Se você ficar preso ao passado, você vai criar circunstâncias para reviver algo que já passou. É como dar volta em círculos, ou seja, manter o mesmo ambiente interno para atrair as mesmas coisas externas porque a pessoa está mantendo o mesmo padrão de experiências do passado. Ela pode até estar pensando no futuro, mas com as motivações das experiências do passado", observa o terapeuta.

Segundo ele, o estado contemplativo experimentado em orações ou  técnicas como a meditação ou a coerência cardíaca dá à pessoa a possibilidade de viver o presente, desenvolver a autoconsciência e de observar os próprios pensamentos. "Quando a pessoa pratica exercícios como o da coerência cardíaca, ela fica atenta aos pensamentos que a colocam para baixo ou de auto-sabotagem, e começa a se desvincular deles, entrando assim em um circuito melhor, procurando aquilo que ela quer e não aquilo que ela não quer. Parece óbvio, mas, na nossa cultura de queixa, as pessoas vibram o que elas não querem", ressalta Wallace. "Quantas vezes você já não repetiu frases do tipo 'eu não quero fazer isso', ou 'eu não quero ver aquela pessoa'?", questiona.

Segundo o terapeuta, quanto mais a pessoa repete (mental ou verbalmente) algo que ela não quer que aconteça, mais ela vai atrair aquela situação. "O cérebro não entende o 'não'. Quando a pessoa fica repetindo algo, até mesmo um conceito abstrato, ela cria sincronicidade, que é a resposta do universo ao que o seu campo magnético está atraindo naquele momento". Vale lembrar que o conceito de sincronicidade foi desenvolvido pelo psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung, que usava esse termo para definir a coincidência entre eventos psíquicos e físicos.

Um remédio contra essa auto-sabotagem é a meditação, que ainda melhora a concentração, fortalece o sistema imunológico, diminui os processos inflamatórios e melhora a pressão arterial e a saúde cardíaca. "Em estado de meditação, você consegue encontrar a chave para o alinhamento dos pensamentos com os sentimentos. Por isso, nesses estados é aconselhado pensar em uma situação boa que você viveu ou gostaria de viver porque o cérebro não diferencia o que é real do que é imaginação", explica Wallace Lima. "Assim como as células respondem à qualidade do alimento que você ingere, elas também respondem à qualidade dos seus pensamentos e sentimentos", afirma o terapeuta.a

Mas nada disso vai funcionar se você não tiver fé, pois tão importante quanto praticar uma alimentação saudável e pensar positivo é acreditar naquilo que você está fazendo ou pensando.

Exercício de coerência cardíaca

Segundo os preceitos da Saúde Quântica, alinhar os pensamentos com os sentimentos é uma maneira eficiente para alcançar a autoconsciência. Você consegue fazer a comunicação entre coração e o cérebro com um exercício de respiração chamado coerência cardíaca, que pode ser praticado todos os dias por 3 a 5 minutos.

Para praticá-lo sente-se de maneira confortável em um cômodo sem barulho, de forma a facilitar o relaxamento. Em seguida:

- Descruze braços e pernas, feche os olhos e concentre-se apenas nos batimentos cardíacos, respirando lentamente.

- Imagine o ar entrando, passando em volta do coração e saindo lentamente pelo nariz.

- Relembre então uma situação feliz que tenha enchido seu coração de alegria, paz e gratidão, e reviva esse momento, sempre respirando lentamente e com os olhos fechados.


(Texto publicado na Revista dos Vegetarianos nº 110 - ano 10 - dezembro de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário