quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Pernilongos podem transmitir doenças ? - Dra. Ana Escobar



Sim!! Dengue e febre amarela são transmitidas pelo mosquito que adora o clima desta época do ano. Sol durante o dia, calor e muita chuva à tarde. Pronto. Está criado o ambiente perfeito para os pernilongos. 

Contra febre amarela existe vacina, contra a dengue só prevenção. E contra os pernilongos que fazem “zumbido” infernal nos ouvidos? Estes causam aquela bolinha vermelha na pele que coça demais. E pode infeccionar se coçarmos muito.
Por isso, devemos evitar que estes insetos nos piquem. E principalmente devemos proteger crianças e idosos.

O que fazer para evitar as picadas?
Os pernilongos são atraídos pelo gás carbônico que exalamos na expiração. Por isso eles ficam o tempo todo perto do rosto e é isto que nos faz ouvir o zumbido. Além disso, alguns cheiros como o suor, atraem estes insetos. Como as pessoas tem cheiros diferentes, os pernilongos podem se sentir mais atraídos por algumas pessoas e deixarem outras em paz!

Algumas dicas para evitar esses indesejáveis visitantes noturnos:
1. Durante a tarde, feche as janelas. O ideal é colocar uma tela para evitar a entrada dos pernilongos. Eles começam a voar a procura de alimentos (nós!) no início da noite.

2. Se houver possibilidade, coloque um "mosquiteiro" na sua cama. É aquele pano que bem leve. Esse é um método mecânico altamente eficaz, pois realmente impede a entrada dos pernilongos. Sem dúvida é o melhor método para crianças, especialmente no berço para os bebês, pois dispensa a utilização de produtos químicos. Só preste atenção se não ficou nenhum pernilongo preso lá dentro!

3. Os protetores químicos de tomada funcionam bastante. Lembre-se que se para maior segurança de crianças ou idosos estes produtos devem ficar em uma tomada localizada pelo menos a 2 metros de distância da cama ou do berço.

4. Se for preciso, use repelentes. Mas leia cuidadosamente o rótulo do produto, para ter certeza que o fabricante indica o uso para crianças pequenas. Fique atento, pois para bebês e crianças com menos de 2 anos a maioria dos repelentes é contra-indicado.

5. Importante: NUNCA deixe água acumulada em casa. Cuidado com os vasos, tampas de lixo, plantas. Os pernilongos se multiplicam em água parada.

Para um dia saudável, uma boa noite de sono é fundamental.
Evite estes invasores noturnos e bons sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário