terça-feira, 16 de maio de 2017

Diário de vida: reflexões sobre a língua e a música italianas


No final do ano passado logo após o Natal dei um pulo no centro da cidade e por acaso perguntei ao vendedor em uma loja de discos se ele tinha algo do trio Il Volo. Encontrei o CD + DVD Notte Magica que acabei comprando. Cheguei em casa e assisti ao vídeo. Em um primeiro momento achei que se tratava de três cantores de música lírica, mas a minha intuição (sempre ela) me disse para pesquisar. Comecei a assistir a vários vídeos: de música, de entrevistas, os de funny moments e fiquei apaixonada pelos rapazes. 

Na verdade eu tinha começado pelo final porque o concerto feito em Florença em 2016 em plena Piazza Santa Croce e regido pelo maestro Placido Domingo foi o último trabalho feito por Gianluca, Ignazio e Piero. 

Em janeiro fiz um curso intensivo do Il Volo e achei um e-book que adquiri para colocar em ordem cronológica o imenso material à disposição na net. E a minha colega Denise me trouxe da Itália o livro autobiográfico Il Volo Un'avventura straordinaria - La nostra storia

E à medida que ia conhecendo os rapazes foi crescendo também a vontade de assistir a um show deles. E fiquei pensando no motivo pelo qual me tornei fã deles. Eu admiro vários cantores, mas só fui a alguns shows de música japonesa com minha mãe e a um único  do Roupa Nova. 

Acho que antes de mais nada é porque são italianos e não é à  toa que me tornei professora de italiano de tanto que amo esse idioma. Mas não era só isso porque admiro muitos cantores italianos como Lucio Dalla, Raf, Gianni Morandi, Jovanotti, Bocelli, Ramazzotti e tantos outros, mas nunca pensei seriamente em assistir ao show de um deles. 

Não vou falar do talento deles como cantores porque isso é mais do que evidente, mas o que me chamou a atenção é que são simpáticos, espontâneos, divertidos e principalmente humildes. Sinto que a presença deles está me ajudando a recarregar as baterias depois de trinta anos de carreira. 

Eu me identifico com eles de maneira diversa. Gosto de Frank Sinatra, Dean Martin e Elvis Presley como Gianluca. Com Piero tenho em comum o gosto pelo jogo de palavras (le battute) e sou fã de Pino Daniele como Ignazio. 

Do ponto de vista profissional estou conseguindo atualizar a língua porque faz tempo que não viajo para a Itália. 

Gostaria de agradecer muito aos rapazes pela ajuda que estão me dando.

Vi voglio tanto bene!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário