segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Como fugir da autossabotagem - Izilda Costa


Muitas pessoas, por alguma frustração ou baixa autoestima, acabam por se boicotar e deixar a coragem de lado

Muitas pessoas inteligentes e competentes não conseguem crescer nas áreas pessoal, física, financeira e profissional. Geralmente, são pessoas corretas, esforçadas e que fazem o seu trabalho bem feito. No entanto, apesar de tudo isso, não conseguem alcançar o sucesso que gostariam. Essas pessoas sentem-se frustradas e até mesmo injustiçadas pela vida, além de jogar o peso no fato de que outras pessoas menos esforçadas, muitas vezes conseguirem mais do que elas, com resultados melhores. Assim, acabam de sabotando. Mas como fugir da autossabotagem? E por que será que isso acontece? É bom saber que, primeiramente, nada acontece por acaso.

O que está faltando?

Algo mais profundo, como se fosse a fundação de uma casa. Se a fundação não for boa, não dá para construir nada em cima. Com fundação deficiente qualquer tentativa de construir um prédio em cima não funciona. Esse conteúdo mais profundo é o que buscamos no processo terapêutico ao descobrir a força que existe em nosso inconsciente. O quanto as nossas crenças e emoções negativas acumuladas influenciam a nossa forma de pensar e agir gerando autossabotagem.

Nesse processo inconsciente de autossabotagem e vitimização fazemos escolhas. Problemas na autoestima também levam à autossabotagem inconsciente. Quanto mais baixa a autoestima, maior o pessimismo, a sensação de não merecimento, menos autoconfiança e mais sensação de incapacidade.

Rejeição e perdas

Pessoas que sofreram muita rejeição, críticas, abandono, falta de apoio ou até mesmo muitos elogios durante a infância, ou mesmo crianças que foram superprotegidas, tendem a desenvolver uma baixa autoestima.

E se você se sente incapaz, e que não merece, ou se tem medo de críticas e rejeição, vai ser realmente difícil crescer profissionalmente.

A autossabotagem fará com que você não veja oportunidades, ou fará com que você adie o que poderia fazer melhorar a sua vida praticando o que chamamos de procrastinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário