domingo, 9 de dezembro de 2012

A vitamina nossa de cada dia: cálcio


Para evitar osteoporose, é fundamental que o organismo ingira cálcio suficiente ao longo da vida. A osteoporose é uma doença na qual o enfraquecimento dos ossos resulta em maior risco de fraturas no quadril e nas vértebras, deformidades na coluna vertebral e diminuição da altura. O corpo humano absorve melhor o cálcio antes dos 35 anos de idade, mas nunca é tarde para aumentar o consumo deste mineral.

Infelizmente, é comum a deficiência desse importante sal mineral na nossa alimentação. A ingestão de alimentos ricos em cálcio pode ser difícil, mas você pode evitar sua deficiência ao ingerir suplementos. Existe uma ampla variedade de produtos comercializados. As formas mais comuns são carbonato de cálcio, citrato de cálcio, malato citrato de cálcio, gluconato de cálcio, fosfato de cálcio e lactato de cálcio.

A maior parte do cálcio do organismo está armazenada nos ossos e nos dentes, conferindo-lhes resistência e estrutura básica. A pequena quantidade que circula na corrente sanguínea ajuda a mover nutrientes através das membranas celulares e participa na produção dos hormônios e das enzimas que regulam a digestão e o metabolismo. Graças à diminuição dos efeitos irritativos dos ácidos biliares no cólon, o cálcio pode reduzir a incidência de câncer de cólon.

Outras pesquisas indicam que alimentações ricas em cálcio - assim como em frutas e vegetais - podem, na verdade, ajudar a reduzir os níveis de pressão arterial. O cálcio também é necessário para a comunicação normal entre as células nervosas, para a coagulação sanguínea, para a cicatrização de feridas e para a contração muscular. Para que o organismo consiga o suficiente desse sal mineral para a realização de suas funções vitais, ele "rouba" o cálcio dos ossos. Com o passar do tempo, o excesso de "roubos" deixará os ossos porosos e frágeis. Somente um consumo diário adequado de cálcio manterá níveis saudáveis desse mineral no sangue e ainda fornecerá um extra para os ossos absorverem como reserva.


Atenção

Pessoas com problemas na tireoide ou nos rins devem consultar seus médicos antes de tomar suplementos de cálcio. Além disso, o cálcio pode interferir em alguns medicamentos, principalmente com a tetraciclina (antibiótico).



(texto publicado na revista O poder dos alimentos e das vitaminas - especial Seleções)


Nenhum comentário:

Postar um comentário