domingo, 27 de maio de 2018

Quem é ela: Yuko Shimizu


A criadora de Hello Kitty queria ser professora de desenho e se inspirou em um clássico da literatura infantil para criar sua personagem mais famosa

Uma das personagens mais famosas do mundo nasceu da criatividade desta ilustradora japonesa. Formada pela Universidade de Arte de Musashino, Yuko Shimizu nasceu em Tóquio e pensava em ser professora de Desenho. No entanto, começou a trabalhar na Sanrio, grande empresa de brinquedos e presentes japonesa.

Yuko recebeu a tarefa de criar alguns personagens, pois a casa precisava se renovar. Desenhou várias opções, mas apenas a Hello Kitty foi aprovada, por ter traços mais simples. Ela lançou sua personagem em 1974. A inspiração veio de Alice no País das Maravilhas, obra clássica de Lewis Carroll. No começo da história, Alice está em um gramado brincando com dois gatinhos; um deles, ela chama de "kitty", que é, em inglês, o diminutivo para gato ("cat"). Em entrevistas, Yuko também menciona que ganhou um gato branco de presente do pai no seu aniversário de 3 anos, que pode também ter inspirado a criação futura da personagem. O que talvez você não saiba é que o nome da personagem não é Hello Kitty, e sim Kitty White.

De acordo com o site da Sanrio, a personagem é inglesa: nasceu em 1º de novembro de 1974 em Londres. É uma escorpiana, de sangue tipo A. "Ela tem a altura de cinco maçãs e o peso de três e gosta de cozinhar, escrever poesia, jogar tênis, colecionar coisas fofas, cuidar do jardim e tocar piano", descreve o livro Iconic Designs: 50 Stories about 50 Things. O primeiro produto lançado com a imagem da personagem foi um porta-moedas.

Yuko ficou pouco tempo na Sanrio para curtir o sucesso de sua criação. A ilustração saiu da empresa dois anos depois do lançamento de Hello Kitty, quando se casou. A responsabilidade pela personagem ficou então a cargo de Setsuko Yonekubo, que cuidou dela durante a década de 1980, até chegar às mãos de Yuko Yamaguchi, que continua à frente das questões relacionadas à Hello Kitty na Sanrio até hoje.

Hello Kitty tornou-se um fenômeno mundial com o passar dos anos. Se você buscar no Google "Mickey Mouse", terá aproximadamente 110 milhões de resultados. Ao buscar "Hello Kitty" você terá quase 70 milhões de resultados a mais.

Além da Hello Kitty, Yuko Shimizu lançou outras duas personagens: Angel Cat Sugar e, sua personagem mais recente, a cachorrinha Rebecca Bonbon.

É gata ou não é ?

Em 2014 a Internet parou ao descobrir que Hello Kitty não era uma gata. Apesar dos bigodes, rabinho e orelhas pontudas. A Sanrio afirma que Kitty é uma menina. Aliás, ela até possui seu próprio gato de estimação. O Charmmy Kitty.

A informação veio à tona por meio de Christine Yano, antropóloga da Universidade do Havaí que planejava uma exposição sobre os 40 anos da personagem. Ao submeter o conteúdo da mostra para a aprovação da Sanrio, recebeu como retorno a informação de que Hello Kitty não era uma gata. Animal ou humana, a verdade é que é impossível não se apaixonar pela personagem, que vem conquistando crianças e adultos por gerações e promete ainda ter vida bem longa!

As minhas canecas

Angel Cat Sugar




Charmmy Kitty











Nenhum comentário:

Postar um comentário