quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Florais auxiliam na manutenção do bem-estar - Janaina Tavares e Anderson Kohout


Com a correria do cotidiano no universo das grandes cidades, muitas vezes não percebemos que em torno de nós a natureza determina seus ritmos aos quais estamos submetidos. Ora, é a nossa relação com os ciclos naturais que determinará, por exemplo, a velocidade de nosso processo de envelhecimento. Esse é um conhecimento que carregamos através de nosso DNA ancestral.

Mas hoje, o que fazemos? Dormimos tarde, acordamos tarde, nos alimentamos mal, nem sempre cultivamos pensamentos coerentes com aquilo que realmente desejamos ser. Somos levados pela maré dos desígnios sociais. Então pensamos, porque não aproveitarmos daquilo que a natureza nos oferece para vivermos melhor?

É nesse sentido que os florais podem nos ajudar. Através de sua sutileza, as flores tem a capacidade de buscar nos lugares mais recônditos da alma aquele comportamento que necessitamos mudar, transformar padrões de atitudes ou mesmo buscar aquela potencialidade inerente ao nosso ser de que não lembrávamos ou nem percebíamos. Em suma, reestabelecer o contato com o seu eu interior e trazê-lo à consciência.

A flor de alfazema, por exemplo, administrada como Floral Alquímico, tem o potencial de nos auxiliar a  discernir sobre a realidade, pois atua diretamente no sistema nervoso central. Ela nos ajuda na tomada de decisões combatendo a insegurança mental. A artemísia desperta a vontade de agir dando forças às nossas ideias. Através de sua ação, fortalecemos a consciência do corpo físico e de nossa relação com a matéria. A primavera dinamiza todos os chakras e meridianos nos estimulando a trazer a prática aquilo que refletimos. Ajuda-nos a renovar a esperança de encontro com o novo.

Assim, os florais alquímicos nos auxiliam a harmonizar os nossos biorritmos internos de acordo com os biorritmos naturais, trazendo o equilíbrio e bem-estar ao corpo e à mente.


(texto publicado na revista Leve & Leia)






Nenhum comentário:

Postar um comentário