quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Home Office - Metas, trabalho e dinheiro! (Jornal da Globo)


Na correria do dia a dia nas grandes metrópoles, criar um espaço em casa para Home Office, está cada vez mais comum, até para otimizar o tempo.

Mulheres que antes ficavam à mercê de creches e escolinhas, hoje já podem dividir seu tempo como mãe e profissional. O trabalho em casa, ou Home Office, vem dando resultado para muita gente. Essa é uma "moda" recente, tendo se tornado uma prática comum somente a partir dos anos 2000. Segundo o jornal "O Globo", dez milhões de brasileiros trabalham à distância pelo menos uma vez por semana, atualmente. No mundo, já são 173 milhões de trabalhadores.

Com um pouco de revisão e planejamento, seu ambiente profissional doméstico pode tornar-se muito mais efetivo, sem perder as vantagens de estar em casa. Vale a pena destacar alguns pontos como:

O ambiente é iluminado? Arejado? A temperatura é aceitável? Como está o isolamento acústico? Um painel colorido, uma cortina, uma janela aberta, uma luminária, um espelho grande na parede, um quadro, um relógio na parede, um circulador ou um quadro de avisos (mesmo que seja para você mesmo) podem lhe fazer avançar vários pontos no conforto ambiental.

Tenha um expediente e feche o escritório ao final dele: mesmo trabalhando em casa, não é saudável nem produtivo para a maioria das pessoas considerar-se 24 horas por dia a serviço.

Limite o espaço do seu escritório doméstico: o ideal é ter seu próprio cômodo, mas se não for possível, monte o escritório ao longo de uma ou duas paredes, com prateleiras instaladas acima da escrivaninha. Invista em um biombo ou outra forma de divisória - a separação de espaços vale este pequeno investimento.

Capriche no isolamento acústico: se você atende por telefone seus clientes ou parceiros de negócios, frequentemente os sons típicos dos demais ocupantes da sua casa podem colocar a perder toda a boa impressão de profissionalismo que você trabalha tão duro para merecer. Da mesma forma, os sons da sua atividade no escritório não devem atrapalhar a vida dos demais ocupantes da casa.

Não esqueça da ergonomia e segurança: mesmo se o seu orçamento para montar o escritório doméstico for limitado, estabeça (e cumpra) um plano para dotar-se de condições confortáveis de trabalho tão cedo quanto possível. Trabalhar em uma cadeira dura e fixa, numa sala escura sem janelas, com uma mesa que não foi feita para receber um teclado e um mouse, e com o computador, a impressora, o fax e o ventilador ligados em uma única tomada, reduz sua produtividade, sua segurança e sua motivação.



(texto publicado na revista Leve & Leia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário