terça-feira, 23 de outubro de 2012

Meditação: pratique e aproveite os benefícios físicos e psicológicos


Ela é comumente associada a religiões orientais, ma a meditação, hoje, tem as mais variadas ramificações. A palavra vem do latim, que significa voltar-se para o centro, ou seja, desprender-se do mundo que nos cerca e voltar as atenções para nós mesmos. E os benefícios são diversos, tanto ao corpo, quanto à mente.

O realizador audiovisual Felipe Barquete conta que começou a praticar a técnica há três anos e, desde então percebeu muitas mudanças no seu estilo de vida. Os efeitos englobam a capacidade de concentração, a alimentação e até contribuiu para que ele largasse as drogas.

No momento da prática, acontece uma diminuição dos batimentos cardíacos e da respiração, mantendo o corpo mais calmo. A professora de yoga Wal Nunes também pratica a meditação. Para ela, os benefícios se dão pelo fato de o hábito aquietar a mente e trazer autoconhecimento.

Existem diferentes técnicas para meditar. A maioria delas é baseada na concentração ou na contemplação, que é o caso das que são ligadas a religiões. Já a meditação transcendental, como afirma o instrutor Renoe Valério, trabalha com conceitos distintos. O objetivo é possibilitar que aproveitemos pensamentos em níveis mais refinados, não os deixando na superfície. E mesmo que a parte mais trabalhada seja a mente, os efeitos se refletem por todo o corpo. Bastam 20 minutos por dia e em qualquer lugar para que se possa começar a sentir os benefícios, que incluem a melhora da saúde cardiovascular, o combate à depressão, ansiedade e estresse, redução do colesterol ruim e, de quebra, ainda ajuda a largar o cigarro, o álcool e outras drogas.

Pessoas de todas as idades podem praticar meditação. Por isso, se ficou com vontade de aprender, procure um grupo ou um curso. Assim você aprende a técnica que tem mais a ver com você e aproveita ao máximo tudo que ela tem para oferecer.

(texto publicado na revista Leve & Leia)



Nenhum comentário:

Postar um comentário