sábado, 27 de outubro de 2012

Diário de vida - o lixo nosso de cada dia


Entre os problemas mais graves que os grandes centros urbanos têm enfrentado existe a questão do lixo. 

Para resolver a superlotação dos aterros sanitários e pela conscientização ecológica, surgiu a ideia de reciclar o lixo e tenho tentado ajudar nesse sentido: separo o papel do resto e deixo na frente de casa dentro de uma caixa de papelão, pois muitas vezes os catadores passam primeiro e para eles isso é uma fonte de renda. Se posso colaboro também com peças de metal e madeira. Por uma questão energética, faço sempre uma faxina e jogo fora coisas quebradas ou velhas demais para serem doadas. 

A  foto abaixo foi feita em 2000 quando estive em Senigallia, cidade na qual morei por pouco mais de um ano (1990 - 1991) e da qual guardo ótimas recordações. Eu me lembro que já naquela época havia lugares especiais para jogarmos pilhas velhas e na frente das farmácias havia um lugar para deixar remédios vencidos. 



O jovem Márcio Marciano, um catador de lixo ou catador de material reciclado como ele prefere ser chamado, foi descoberto pelo jornalista Caco Barcellos em uma de suas reportagens do "Profissão repórter". E ele teve a chance de participar do quadro "Lata Velha" do programa de Luciano Huck. Após ter cantado e dançado vestido de gato interpretando a canção de "Os Saltimbancos", ele pôde ter de volta o seu Santana 1986. 

Achei muito interessante o vídeo abaixo (uma "candid camera") na qual uma garrafa de plástico é deixada no chão à espera de que alguém a recolha e jogue no lixo bem ao lado. Quando isso acontece a pessoa é aplaudida em pé por todos os presentes.





No ano passado fiz uma postagem falando do assunto. Se quiser ler, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário