quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O que fazer quando estou com diarreia - Dra. Ana Escobar



A diarreia pode ter várias causas: uma comida que não nos fez bem ou a ação de um vírus ou de uma bactéria.


Independentemente da razão, os sintomas são os mesmos: cólica, suor frio, enjoo, mal estar. E que sensação desagradável !! Muito chato mesmo.

Por que acontece? Entenda: a diarreia é, na verdade, uma espécie de defesa do organismo que quer colocar para fora o que não nos está fazendo bem. Por isso o trânsito intestinal acelera tanto. O problema é que isto provoca as dores em cólica e o número exagerado de evacuações. Só que com as fezes perdemos também muita água e sais importantes como sódio, cloro e potássio. E ai dá aquela sensação de fraqueza, de moleza, de não conseguir fazer nada.

O que é melhor fazer nesta hora?

Costumo dizer que o intestino fica como uma “pia cheia de água suja”. A pior coisa a fazer é segurar. É melhor deixar sair tudo. Para isto é fundamental ingerir muito líquido para repor as perdas de água e de sais minerais. Isto é muito importante porque a perda destes sais e destes líquidos pode levar a desidratação, principalmente em crianças e idosos. O soro para reidratação oral, que é vendido na farmácia ou distribuído no Posto de Saúde, contem exatamente os sais necessários para reposição na medida exata.

Então, aqui vão as dicas para quem estiver com diarreia:

1. Não segure. Vá ao banheiro quantas vezes precisar.
2. Tome muitos líquidos como água, chás, sucos de frutas. Tome de golinhos, bem devagar e várias vezes.
3. Procure o médico, principalmente se os sintomas forem intensos. Pode ser que haja necessidade de soro oral ou até mesmo na veia, para evitar a desidratação.
4. Coma alimentos de fácil digestão como macarrão, arroz, um frango desfiado, ou uma canja. Tudo bem leve e sem condimentos, molhos ou gorduras. Frutas e sucos à vontade.

Lembre-se sempre que a prevenção é o melhor a fazer. Cuidado com os alimentos que estragam facilmente no calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário