quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ram Dass- Fierce Grace


A história fantástica deste guru, nascido Richard Alpert em 6 de abril de 1931, e hoje conhecido como Ram Dass. Professor de Psicologia em Harvard nos anos 60-70, onde trabalhou também com os departamentos de Educação, Relações Sociais e de Serviços de Saúde, Richard foi contemporâneo e colaborador de Timothy Leary, Aldous Huxley e Ralph Metzner, entre outros notórios estudiosos da consciência à época. 


O filme Ram Dass - Graça Feroz parte de um derrame cerebral sofrido por Ram Dass em fevereiro de 1997, que o deixou com uma afasia expressiva (uma debilidade neurológica que dificulta a fala) e dificuldades motoras. Mas para Ram Dass, o derrame que inicialmente o levou ao pânico, ao fazê-lo encarar de frente a morte e a perspectiva de ter que passar o resto da vida confinado a uma cadeira de rodas, foi uma espécie de iluminação, uma Graça Feroz, como ele descreve. Talvez a terceira em sua vida. 



Maravilhe-se com a determinação e bom humor que este verdadeiro guru demonstra ao se recuperar do derrame e das limitações motoras e psicológicas decorrentes, enfrentando a velhice com coragem e humildade para retomar seu trabalho de ajudar a vida de muitos a superar desafios, traumas e frustrações.



Ram Dass é autor de vários livros, incluindo o best-seller de 1971 Be Here Now ("Esteja Aqui Agora") e Still Here: Embracing Aging, Changing, and Dying ("Ainda Aqui: Aceitando o Envelhecimento, Mudanças e a Morte"). Este filme biográfico produzido em 2002 foi eleito um dos 5 melhores filmes de não-ficção do ano pela revista Newsweek





















































Nenhum comentário:

Postar um comentário