sábado, 12 de dezembro de 2015

Paulistano Nota Dez: Lucio Serrano - Alessandra Freitas


Nome: Lucio Serrano
Profissão: taxista
Atitude transformadora: realizou mais de 400 doações de sangue e plaquetas em hospital da capital

Entre uma corrida e outra, o taxista Lucio Serrano costuma estacionar o carro em endereços bem específicos. Nas últimas quatro décadas, ele foi responsável por mais de 400 doações de sangue e plaquetas em hospitais da capital. Isso representa 240 litros. Sua trajetória na atividade começou em 1973, quando Serrano cumpria serviço militar. "Desde então, ajudar outras pessoas tornou-se minha paixão", conta. Por ter alto número de plaquetas no organismo (cerca de 400 000, quase 60% mais que a quantidade média) e boa calibragem nas veias, condição que facilita a retirada do material, ele passou a ser disputado por várias instituições de saúde onde mantém cadastro. "Cheguei a doar toda semana", diz. "Hoje vou uma duas vezes por mês."

Embora o nome dos pacientes beneficiados nunca seja divulgado, ele desconfia que tenha ajudado pelo menos duas celebridades. Uma teria sido a psicóloga Maria Rita Simões, esposa do cantor Roberto Carlos morta em 1999 devido a um câncer na região pélvica, internada diversas vezes no Hospital Albert Einstein, no Morumbi. "Eu era chamado sempre que ela ia lá." Outra seria o ex-presidente Lula. "Recebi uma ligação assim que ele chegou ao Hospital Sírio-Libanês, na Bela Vista, em julho de 2013, para tratar de uma metástase pulmonar", afirma.

Contador aposentado, o profissional mora em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, e possui um ponto de táxi no Capão Redondo, na Zona Sul. Em pelo menos duas ocasiões, viveu situações com criminosos em que ele próprio quase precisou de uma transfusão: uma ao ser atacado com uma faca e a outra ao ficar sob a mira de um revólver. O fato de sair ileso dos episódios o motivou a escrever o livro As Experiências de um Vencedor (Editora Scortecci, 95 páginas, 20 reais). Lançada no mês passado, a obra é oferecida a clientes. Um coração de espuma costuma vir de brinde. Aos 59 anos, Serrano tem como meta completar 500 doações até os 70, quando terá de interromper a atividade voluntária, por causa da legislação. Depois disso, seu desafio será recolher documentos para provar que superou a marca do americano John Sheppard, recordista do Guinness Book, com 315 doações realizadas ao longo da vida.


(texto publicado na revista Veja São Paulo de 12 de agosto de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário