domingo, 12 de fevereiro de 2017

Diario di vita: Il Volo e la colonna sonora della mia vita - riflessioni


La musica ha sempre fatto parte della mia vita. Anzi, credo che sia difficile trovare una persona alla quale la musica non piaccia. 

Bene, come avevo già scritto, ho "scoperto" il Volo solo alla fine dell'anno scorso. Su Facebook girava un post in cui cantavano Il Mondo. Mi sono resa conto che erano bravi cantanti, ma allora non mi avevano richiamato molto l'attenzione. 

Un po' dopo il Natale del 2016 ho chiesto per caso in un negozio se avevano qualcosa de Il Volo e il signore mi ha fatto vedere il CD + DVD di Notte Magica. Il concerto è stato fatto in Piazza Santa Croce della mia tanto amata Firenze e l'impressione che ho avuto era che si trattavano di tre cantanti di lirica. 

Per conoscere un po' di più il percorso dei tre cantanti ho deciso de curiosare su Youtube e solo allora mi sono innamorata non solo delle loro voci, ma anche del loro modo umile di essere. Sono cresciuti, ma hanno conservato la spontaneità dei bambini e questo comportamento mi fa tanta tenerezza. 

Mi sono chiesta e continuo a chiedermi perché questo è successo. La sensazione è che sono entrata proprio in una macchina del tempo e tornata ad avere la loro stessa età con tanto di sogni ancora da realizzare. 

E i ricordi sono arrivati con forza attraverso tante canzoni che amo e non solo quelle italiane, ma anche americane. 

Come a Gianluca anche a me piacciono Frank Sinatra, Dean Martin e Elvis Presley. E quando Il Volo interpreta Smile mi ricordo sempre del grande Charles Chaplin, autore della canzone. 

Quando Ignazio canta Pino Daniele mi devo preparare per la pelle d'oca specie quando interpreta Alleria

E Piero l'ammiro per la voce più tenorile quando interpreta brani tale Lucevan le stelle. Ma è quando interpreta come solista Non ti scordar di me che mi commuovo perché la canzone fa parte della colonna sonora della mia vita.

Il Volo mi ha veramente dato la carica e l'amore per la lingua italiana è aumentato ancora di più.

Grazie di esistere, ragazzi!!! Vi voglio tanto bene!!!









2 comentários:

  1. Neide, é incrível como estes rapazes nos conquistaram de maneira tão cativante. Li agora seu texto e percebi isto mais uma vez. Converso com várias pessoas que os conheceram quase sem querer e se apaixonaram. Isto deve ser explicar pelo talento que possuem, claro, mas também pela humildade e simpatia que sempre estão com eles. Eu conheci Il Volo em novembro de 2013 e, como a maioria das pessoas, foi amor a primeira vista. E foi “por acaso”.
    Uma amiga me disse que no Teatro Bradesco aqui na cidade de São Paulo, ela tinha visto a propaganda de três jovens tenores italianos que se apresentariam ali no mês seguinte. Ela ficou interessada e veio me dizer que ela iria ao show e que eu também deveria ir, já que eu gostava de música italiana. Ela me convenceu e eu decidi ir assisti-los.
    Os dias passaram e, quando estava na véspera do show, resolvi pesquisar quem eram os jovens tenores e levei um susto: eram muito jovens; eu fiquei preocupada, achando que seria um grupo para adolescentes e eu me sentiria “um peixe fora d’água”. Mas, como já havia comprado os ingressos e minha amiga também iria com o marido, resolvi ir assim mesmo. Minha mãe também foi, pois sempre amou ouvir tenores. Eu concluí também que, com aquele tipo de música, não poderia se tratar de um show só para adolescentes.
    Chegou o dia. Para minha surpresa, o teatro estava lotado. Eu fiquei mais tranqüila quando percebi que havia pessoas de todas as idades, inclusive muitos homens. Não apenas adolescentes. “Como todos ali já os conheciam e eu não?” Eu me perguntava.
    Mas quando eles entraram no palco, foi como se eu já os conhecesse há muito tempo, tamanha foi a empatia. E isto aconteceu com todos nós! A cada música, nós ficávamos mais encantados; que vozes lindas, que talentos e que simpatia! Eles nos conquistaram com suas músicas, com suas palavras e com suas brincadeiras. Nós nos divertimos naquele show. A maioria das músicas, nós já conhecíamos, eram as que gostávamos há muitos anos. Mas mesmo as músicas novas, cantadas por eles, eram maravilhosas. Eu não queria que aquele show terminasse. Nós saímos de lá maravilhados!
    No dia seguinte, fui pesquisar mais sobre eles e descobri que já tinham vindo para o Brasil no ano anterior (2012) para promoção de um CD e eu nem tinha ficado sabendo, mas muitos brasileiros já os conheciam e já adoravam. A partir daí, fiquei sabendo tudo sobre eles, comprei CDs, DVDs e passei a acompanhá-los por grupos nas redes sociais. Passei a assistir a RAI (TV a cabo) e a muitos programas pelos sites da Internet. Muitas pessoas aqui no Brasil fazem isto.
    Fiquei ansiosa por um novo show deles que, finalmente, aconteceu em maio de 2016. Foram 5 shows no país. Eu fui aos dois de São Paulo e amei! Eles são cativantes! Para nossa alegria, cantaram “Garota de Ipanema”!!! Gianluca cantou uma música brasileira! Conquistaram ainda mais pessoas depois disso. ! A cada dia, passo a admirá-los mais; os três. Para mim, eles possuem muito talento, além de humildade e carisma. Minha família adora! Somos todos fãs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu depoimento. Não tenho nada a acrescentar. Nós nos tornamos irmãs no amor pelos rapazes. Saber da existência de Gianluca, Ignazio e Piero foi uma das melhores coisas que me aconteceu nos últimos tempos :-)

      Excluir