domingo, 29 de abril de 2012

Alimentação saudável, cérebro mais saudável! - Carina Bessa

Uma boa alimentação é sinônimo de uma vida saudável. As técnicas de massagens, acupunturas e atividades físicas são apenas parte de um conjunto de ações que possibilitam o equilíbrio saudável entre corpo e a mente. E a alimentação é uma variável importantíssima na busca pelo bem-estar. Fornecer os combustíveis necessários para manter o cérebro saudável, pode proporcionar boa memória, concentração e vida mais ativa tanto na terceira idade quanto para o resto da vida.

O cérebro, assim como os músculos do nosso corpo, precisa ser mantido ativo e bem nutrido durante toda a vida. Para tanto, devemos fornecer através da alimentação os nutrientes necessários para mantê-lo saudável, já que a falta de nutrientes presentes nos alimentos que consumimos possui enorme impacto sobre substâncias químicas do cérebro, interferindo no pensamento, comportamento, habilidade de aprendizagem, reações e interações.

A seguir, as dicas da nutricionista Talitta Maciel para uma alimentação saudável e que pode promover grandes mudanças em nossa saúde, proporcionando uma gostosa sensação de bem-estar, deixando a mente mais dinâmica, o corpo mais saudável, a vida mais leve e mais feliz.

Aprender a "Pensar Magro": é um treino diário. Coloque-se na posição de uma pessoa cheia de saúde, com o peso saudável e que não vai aumentar na balança. Trabalhar a mente é superimportante e nunca pensar o conttrário," - estou acima do peso e por isso vou comer..." além de pensar magro, a pessoa deve ter uma lista de compras magra, cozinhar magro e na hora de escolher um delivery, parar e pensar: "o que é menos pior para minha saúde" ?

* Escolha um dia da semana para não comer carnes, estudos demonstram que o excesso de gordura animal pode ocasionar doenças cardiovasculares e até descompassos no pâncreas, órgão responsável pelos hormônios reguladores da glicemia;

* Conte 5 cores diferentes na hora de montar seu prato no horário do almoço, é certo que uma alimentação colorida fornece diferentes nutrientes para manutenção da saúde;

* Antes de montar seu prato no restaurante, vá até o final do buffet, memorize como vai montar seu prato, assim você evita excessos;

* Retire o saleiro da mesa, deixe apenas o sal que já existe no cozimento das refeições;

* Em alguns corredores do mercado, é melhor não passar por eles: corredor dos temperos industrializado, dos refrigerantes e congelados;

* Diminua o máximo de alimentos processados, além de não trazer bem nenhum à natureza, as embalagens são longa vida e não tem esse nome por acaso, são adicionados diversos produtos bioquímicos, sódio, corantes artificiais, aromatizantes, entre outras substâncias tóxicas à nossa saúde!

* Inclua pelo menos 3 frutas ao longo do seu dia;

* Não "pule" as refeições, isso sabota seu metabolismo;

* Não saia de casa sem tomar café-da-manhã, mesmo não tendo fome. Você deve "ativar" seu metabolismo, isso evita compulsão alimentar no período da tarde/noite.

* Deixe o refrigerante apenas para as festas, não inclua na sua compra ou nos seus pedidos.


(texto extraído da revista Leve & Leia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário