domingo, 29 de abril de 2012

Festa do arroz - Mila Pereira

Muito nutritivo, é ótimo que ele seja um dos grãos mais populares da alimentação brasileira. Conheça algumas versões de arroz e escolha a melhor para sua saúde.

O branquinho de todo dia é figura fácil na dieta dos brasileiros. Geralmente combinado com o feijão - uma parceria muito saudável, aliás -, é uma importante fonte de carboidrato, nutriente que dá energia ao corpo para que realize todas as suas atividades, inclusive o pensar. "Entre 50 e 60% dos alimentos ingeridos no dia devem ser desse grupo", explica a nutricionista Alessandra Coelho. O arroz branco é o mais comum, mas não é o único tipo desse grão. Conheça outras variedades.

1) Arroz japonês

O "nihon mai", como é chamado no Oriente, é um arroz plantado em solos com muita água. Existem dois tipo: um de grãos curtos e arredondados, e outro de grãos mais longos, chamado de "cateto".


2) Arroz selvagem

Exótico, nem é considerado arroz segundo a botânica. Tem sabor semelhante ao de nozes e é ingrediente interessante para saladas ou  finalização de pratos. É fonte de ferro e também garante boas doses de proteínas ao organismo.



3) Arroz parboilizado

O processo hidrotérmico pelo qual passa faz com que os nutrientes da casca e da película se concentrem no interior do grão. Por ser pré-cozido, é preparado mais rapidamente e tem um sabor peculiar.



4) Arroz arbóreo

Magrinho, esse tipo tem apenas 150 cal em cada 100 g - contra as 364 do arroz polido. Por conter generosas porções de amido em sua composição, é indicado para o preparo de risotos, além de absorver mais o sabor dos temperos.




5) Arroz branco

Também chamado de polido, é a versão mais popular, mais digestiva, porém, mais pobre em nutrientes. O processo de refino retira a casca e o gérmen do trigo, onde está a maior quantidade de substâncias benéficas.



6) Arroz vermelho

A cor e o sabor característicos vêm da película que recobre o grão. Usado na culinária chinesa e tailandesa, contém uma enzima que reduz os níveis de colesterol.




7) Arroz indiano

Originário das regiões do Himalaia, na Índia, tem grãos pequenos e alongados. Também chamado de basmati, possui um aroma que lembra o de nozes. Absorve a umidade do cozimento sem ficar empapado.



8) Arroz preto

Ideal para ser consumido com peixes e carnes, dá um sabor amendoado ao prato. Riquíssimo em vitaminas e fibras, é um grande aliado de quem quer emagrecer. Segundo pesquisadores da Coreia do Sul, possui substâncias que combatem asma e alergias.



9) Arroz integral

É a versão mais saudável do grão, pois a película escura que o cobre preserva seu valor nutritivo. Ajuda a controlar o diabetes, combate a hipertensão e previne o câncer. Deixe de molho antes do cozimento para ficar mais macio.




(texto extraído da revista Vida Saudável)



Nenhum comentário:

Postar um comentário