domingo, 29 de abril de 2012

Os benefícios do milho - David Cintra

Um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, graças à sua versatilidade nas formas de preparo, é também riquíssimo em nutrientes e indispensável em um cardápio saudável.

Aliado do sistema digestivo

Dentre as muitas propriedades do milho, o alto teor de amido e fibras é o que mais se destaca. O primeiro inibe a produção excessiva de ácidos na digestão e ajuda a proteger a parede estomacal de gastrites e úlceras. Já as fibras colabram para o bom funcionamento do órgão e combatem a prisão de ventre, desde que o consumo seja associado à ingestão de boa quantidade de líquidos.

Versatilidade à mesa

O milho verde pode ser simplesmente cozido com espiga e tudo. Os grãos soltos tornam-se o ingrediente principal de pratos deliciosos como pamonha, curau, bolos, cuscuz e outras delícias. Além de poder ser consumido em forma de cremes e até suco.

Para atletas

Ricos em carboidratos, que podem chegar a 20% de seu peso ideal, os grãos de milho são uma valiosa fonte de energia. Um outro benefício é o alto teor de minerais, principalmente potássio, fósforo, magnésio e ferro, o que torna o alimento um ótimo aliado para recompor as perdas após atividades físicas. E o melhor é que chega "limpo" ao organismo, pois não contém colesterol. Aliás, por ser rico em vitamina E, um antioxidante natural, pode reduzir a formação de placas de gordura nas artérias, já que impede a oxidação do colesterol no sangue.

Olhos saudáveis

Por conter qualidades significativas de carotenoides, como a luteína e a zeaxantina, age como protetor da saúde ocular. "Reduzem o risco de infecções na área dos olhos, catarata, e até mesmo cegueira, além de reforçarem o sistema imunológico e a saúde da pele", revela a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki.

Produto industrial

Dos grãos secos é feito o fubá, empregado numa infinidade de receitas e com valor nutritivo equivalente ao grão inteiro. Já o milho de canjica, ou mungunzá, perde em fibras por não ter casca, mas é riquíssimo em ferro. Do processamento industrial dos grãos secos também se produz sêmola, flocos e amido, usados na produção de centenas de produtos alimentícios. Do milho ainda se extrai um óleo bastante nutritivo e indicado no combate ao colesterol ou para quem não pode consumir glúten (celíacos).

Diversão do avesso

O grão torna-se ainda mais popular na versão pipoca. O tipo de milho usado para fazê-la possui uma casca mais grossa, rica em fibras e mantém a maioria dos nutrientes do grão. No entanto, o valor calórico explode junto com a pipoca, devido ao uso do óleo ou manteiga no preparo. Além disso, é preciso cuidado para não abusar nas porções.


(texto extraído da revista Você saudável)

Nenhum comentário:

Postar um comentário