domingo, 29 de abril de 2012

Perguntas sobre o corpo humano

Como e por que nós temos déjà vu ?

Isso permanece um mistério. Pesquisadores sabem que 60% das pessoas tiveram pelo menos uma vez um déjà vu - a sensação de reviver uma situação em que nunca esteve. Sabem também que isso ocorre mais entre pessoas jovens, viajadas e estressadas. Mas, além disso, apenas começaram a identificar áreas relacionadas ao fenômeno.

Pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra, realizaram tomografias em dois pacientes que sofriam de déjà vu crônico e descobriram que havia um problema em seu lobo temporal, uma das partes responsáveis pela memória. Isso fazia com que seu cérebro trabalhasse constante e espontaneamente desencadeando a noção de familiaridade (te conheço de algum lugar ?), mas sem conseguir associar essa noção a algum evento do seu baú de recordações pessoal.

O curioso é que isso não está somente ligado ao sentido da visão - o tilt também acomete cegos. Isso derruba a antiga teoria de que o déjà vu era um problema no processamento das imagens captadas pelos olhos. Os estímulos de uma retina chegariam microssegundos antes ao cérebro do que os estímulos da outra e, por isso, teríamos a sensação de ver a mesma imagem duas vezes.

O que define meu cheiro ?

Depende do tipo de cheiro. Os culpados pelos mais desagradáveis são bactérias que vivem em ambientes suados. Como temos suores de diferentes tipos de glândulas e acumulados em diferentes tipos de ambientes, não é de surpreender que o chulé e o cecê tenham pouco em comum. Portanto, quem define seu fedor é o ambiente propício ou não para a proliferação de bactérias. Mas há também o cheiro atraente. As mesmas glândulas que produzem suor nas axilias e no púbis secretam os feromônio, substâncias capazes de engatinhar a atração sexual.

Por que dormir mal deixa a gente com olheiras ?

Porque falta de sono deixa as pessoas pálidas - é no repouso que o organismo repõe seu equilíbrio hormonal, e, se ele não é completo, a produção de melatonina é prejudicada, o que causa palidez. Como a região debaixo dos olhos tem a pele muito fina e é bastante vascularizada, se você está pálido a circulação de sangue ali fica mais visível. Daí as manchas escuras. Mas olheiras também podem ser sintomas de problemas mais graves: a falta de ferro no sangue, por exemplo, provoca palidez no rosto. Enquanto você disfarça a área escura com maquiagem, pode estar desenvolvendo anemia. Alergias, asmas e problemas no fígado - tudo isso entra para a lista de causas da palidez. Já no caso de quem consome cigarro, bebidas alcoólicas e café, olheiras podem ser um sinal de que a pessoa está abusando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário