terça-feira, 30 de abril de 2013

O que é o nervo ciático ? Por que ocorre a dor nesse nervo ? - Eddie Yasuhara


O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano. Ele tem início na região lombar e percorre todo o membro inferior, com alguns ramos sensitivos chegando até o hálux. Este nervo é formado pelo plexo lombar, pelos nervos que saem desde a L 4 (quarta vértebra lombar) até a S 3 (terceira vértebra sacral).


Ao contrário do que frequentemente é dito, o nervo ciático raramente é comprimido. O que geralmente acontece é uma compressão em qualquer um dos nervos que formam o ciático, ainda dentro da coluna, que irá se manifestar com dor no trajeto do ciático. Esta dor é chamada de ciatalgia.


As causas de compressão dos nervos são diversas. As mais frequentes são a hérnia de disco e as alterações degenerativas, como a artrose. Uma causa de compressão direta do nervo ciático é a chamada Síndrome do Piriforme. Rara, essa condição é gerada por uma compressão do nervo na parte de trás da coxa pelo músculo piriforme. O diagnóstico é feito no exame físico, mas frequentemente o paciente passa por diversos profissionais sem ter o diagnóstico realizado.

Como a ciatalgia pode ser causada por uma compressão em diversos nervos, existe uma variedade de formas de aparecimento. Tipicamente, a dor ciática inicia-se na região lombar e corre por todo o membro inferior, inclusive abaixo do joelho. A forma mais comum é a dor nas nádegas com irradiação para a parte de fora da perna, peito ou sola do pé. Uma dor lombar com irradiação para a coxa sem passar do joelho para baixo provavelmente não é ciática.

Formigamentos estão frequentemente presentes, principalmente na parte de fora da perna e nos dedos dos pés. Outros sintomas são queimação, dor em pontada, sensação de calor ou frio e perda de força na perna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário