sábado, 22 de fevereiro de 2014

Estresse: vale a pena viver sem ele?


Estresse em excesso faz mal - parece que ninguém duvida. Mas seria possível - ou conveniente - viver sem ele? Seria possível considerar, por exemplo, que entre as causas do definhamento das pessoas mais idosas está a falta de novidades e de solicitações externas? A hipótese foi proposta pelo pesquisador Enrico Alleva, etólogo do Instituto Superior da Saúde, na Itália, onde estuda os mecanismos biológicos que estão na origem dos comportamentos animais.

"Há uma fase ontológica na vida da espécie e uma na do indivíduo em que se estabelece o nível de estresse que dele se espera, certo número de solicitações de que terá necessidade durante toda a vida. O sistema nervoso dos animais superiores é plástico e sujeito a modificações. Em alguns períodos do desenvolvimento há, porém, uma maior ou menor sensibilidade a essas mudanças. É estimulada então a produção de hormônios - por exemplo, a oxitocina ou o hormônio do crescimento - e são aqueles que marcam o cérebro e dão forma aos circuitos de reações aos estímulos que orientarão o comportamento do adulto."

Todo indivíduo nasce com um "nível de estresse" esperado, e a sua falta é percebida de forma negativa. Um adolescente que cresceu em um ambiente estimulante, rico de acontecimentos e emoções, tenderá a procurar uma mesma vivacidade quando adulto. A vida social, em particular, está associada às relações com a mãe e com o grupo primário; o adulto carregará a "marca" dessas relações até a velhice.

"Essa é a razão pela qual o estresse é fator importante para a qualidade de vida dos idosos", explica Alleva. "A pessoa que vive sob certo nível de estresse ligado à presença de outras pessoas na casa, a atividades profissionais ou a uma social intensa sofre uma espécie de involução quando fica sozinha e sem obrigações."

O médico Hans Selye foi o primeiro a usar, em 1936, a palavra "estresse" para indicar a "síndrome produzida por vários fatores nocivos", em trabalho publicado na revista Nature. Poucos anos antes, entre 1910 e 1920, Walter Cannon havia introduzido o termo em fisiologia, transportando-o do jargão da engenharia. Stress, em inglês, significa "esforço, tensão" e era usado principalmente por engenheiros para indicar a capacidade de resistência de uma ponte. Essa imagem se adaptava bem ao significado de estresse como resposta a mudanças: passagem de um ponto a outro, como através de um caminho mais ou menos resistente.

Não é de espantar, portanto, que os ingleses já usassem o termo no século 14. Mas a origem da palavra começa muito antes, no latim. No jargão popular, districtia significa aperto, angústia ou aflição. Os franceses a transformaram em destress (também usado como sinônimo de angústia) e os italianos receberam de volta o neologismo que tem suas raízes no verbo strizzare. Na linguagem comum é sinônimo de cansaço, fadiga, ansiedade e preocupação, significados que acabam por trocar a causa pelo efeito. Esse equívoco não é raro em medicina. O mesmo ocorreu, por exemplo, com o termo colesterol, entendido como algo nocivo e sintoma de doença, antes de ser reconhecido como um dos componentes indispensáveis das células e do metabolismo. O fato é que sem colesterol, assim como sem nenhum tipo de estresse, certamente nenhum de nós estaria aqui.



(texto publicado na revista Mente Cérebro nº 225)


Nenhum comentário:

Postar um comentário