quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Inspira, expira e não pira - Ivonete Lucírio


Algumas situações realmente nos tiram do sério. Ainda assim podemos respirar fundo e não só desviar de uma atitude insensata como ainda minimizar o clima pesado no ar.

No trânsito... Em vez de gritar ou ir à forra se tomar uma fechada, analise se o erro não foi seu antes projetar a culpa no outro: "Será que foi ele que me fechou ou eu que não sinalizei direito?"

Numa discussão de trabalho... Em vez de ficar enfurecido, vá tomar um café ou uma água. É o tempo de que você precisa para se recompor emocional e mentalmente e ter uma reação mais sensata.

Quando o chefe disser uma coisa que o enfurece... Evite a qualquer custo a resposta reativa,impensada. Afinal, ele pode não ter a razão, mas tem o poder. "Pergunte-se: se eu explodir com meu chefe, isso vai me ajudar ou vai agravar o problema?", sugere Lana Harari.

Se o filho pequeno fizer birra... Lance mão do chamado efeito Bellac. "Consiste em falar para a criança, ou qualquer outra pessoa, que ela é muito legal. Então, ela se tornará mais fácil de lidar para corresponder à boa imagem que se tem dele", explica Lana Harari. "Mas isso tem de ser feito de uma forma sutil, claro."

Se a internet não estiver funcionando... Lembre-se de que há mil coisas que você pode fazer sem ela: ver televisão, ler um bom livro, telefonar para uma amiga, arrumar as gavetas, ir até o banco pagar a cont, exercitar-se...

Se o mecânico mexer em algo do seu carro que não havia sido combinado... Em vez de ter um infarto de raiva, vá procurar seus direitos. Pode ser no Procon, na defensoria pública.

Quando estiver há meia hora esperando no telefone pelo atendimento do telemarketing... "Experimente dizer para si mesmo: 'Cal...ma'. Quem mantém a calma mantém também o controle", ensina Marilda Novaes Lipp.

Quando o vizinho de cima não parar de fazer barulho... Lembre-se de que o síndico existe para resolver essas questões. Buscar a figura de um intermediador é mais sensato e útil que agir por impulso. Ele fará valer as leis do condomínio.

Quando se sentir injustiçado... Reze. Funciona para aplacar a raiva, como concluiu uma pesquisa realizad na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, em 2011. O estudo teve várias fases, que envolveram 53 voluntários. Na primeira, eles tiveram de descrever seus sentimentos. Na segunda, foram convidados a rezar por uma hipotética estudante chamada Maureen, que tinha câncer. Finalmente, detalharam de novo seus sentimentos, que se mostravam sensivelmente menos raivosos. Não importa para quem vai direcionando a prece: a diminuição da raiva deve-se menos à intervenção divina e mais ao fato de que rezar muda a form como as pessoas se comportam com relação a situações negativas.

Quando a fila não andar e você já estiver atrasado... Dê-se conta de que há coisas que você não pode controlar. Saia e volte outra hora. Se não for possível, recorde-se do mantra: "Dai-me forças para mudar o que pode ser mudado, resignação para aceitar o que não pode e sabedoria para diferenciar entre um e outro".

Depois de uma discussão... Converse com alguém. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e divulgada em junho comprovou que descrever o que está sentindo funciona para baixar o ritmo cardíaco e a sensação de irritação.

Em qualquer situação nonsense... O bom humor é um precioso antídoto quando o riso vem cheio de aceitação. O palhaço aprende a extrair de uma falha ou imperfeição sua própria humanidade. Podemos aprender com ele.


(texto extraído da revista Bons Fluidos nº 173)




Nenhum comentário:

Postar um comentário