sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Pessoas difíceis: os 10 comportamentos mais indesejáveis - Dr. Rick Brinkman e Dr. Rick Kirschner


Quais são os 10 comportamentos mais indesejáveis? Todos nós respondemos a essa pergunta com pequenas diferenças, de acordo com nossas próprias forças e fraquezas. Mas, geralmente, concordamos sobre duas coisas: quais são os tipos de pessoas difíceis de lidar e o que elas fazem para serem consideradas problemáticas. Identificamos ainda como as pessoas normais se comportam quando estão ameaçadas ou pressionadas, ou mesmo quando as circunstâncias não são nada favoráveis.

O tipo "tanque de guerra": Agressivo e rude, escandaloso e poderoso, intenso e com a precisão cirúrgica de um raio laser, a pessoa que faz o tipo "tanque de guerra" acredita que os fins justificam os meios. Se você ficar em seu caminho, será eliminado.

O tipo "atirador de elite": Acostumado a trabalhar de forma dissimulada, o "atirador de elite" certamente guarda algum ressentimento de você. Em vez de sair esbravejando, ele prefere se vingar identificando os seus pontos fracos e usando-os contra você por meio de sabotagem, fofocas e comentários depreciativos.

O tipo "granada": Seus acessos de raiva e de fúria, em geral, são desproporcionais às circunstâncias, levando todo mundo a se esquivar em busca de proteção mesmo sem entender o que está acontecendo.

O tipo "sabe-tudo": Essa pessoa sabe 98% de tudo. Basta perguntar e ela ficará falando horas a fio sobre tudo o que sabe, mas não perderá um minuto para escutar as ideias "claramente inferiores" que você  tem.

O tipo "ele-pensa-que-sabe-tudo": Embora não saibam tanto assim, essas pessoas não deixam que isso as atrapalhe. Se você não conhece muito a respeito do que elas estão falando, podem induzi-lo ao erro ou mesmo atrapalhar a realização de um projeto.

A pessoa "sim": Rápida em concordar, mas lenta em agir, a pessoa que só diz "sim" deixa um rastro de desculpas e promessas não cumpridas. Embora não agrade a ninguém, ela faz de tudo para deixar os outros felizes.

A pessoa "talvez": Quando se depara com uma decisão importante, o tipo "talvez" não consegue tomar nenhuma decisão até que seja tarde demais. Inevitavelmente chega a hora em que a decisão se faz sozinha. Não é falha de ninguém, a não ser do tipo "talvez".

A pessoa "nada": Você não sabe o que se passa na cabeça desse tipo de pessoa porque ela é "invisível" - não dá nenhum feedback, verbal ou corporal.

A pessoa "não": Indolente e desencorajador, o tipo que só fala "não" leva os outros ao desespero. Suas frases prediletas são "Qualquer nuvem no céu é sinônimo de tempestade" e "Não estou sendo negativo, estou sendo realista!".

O "reclamador": Esse tipo mergulha de cabeça nos problemas, reclama incessantemente e arrasta todo mundo para baixo com o peso de suas generalizações. Para ele, está tudo errado e será sempre assim, a não ser que você faça alguma coisa.



(texto publicado no livro Aprendendo a lidar com pessoas difíceis)





Nenhum comentário:

Postar um comentário