sexta-feira, 14 de abril de 2017

3 tipos de estresses que vão fazer sua coluna vertebral piorar - Dr. Felipe Ferreira, quiropraxista


Pessoal, possivelmente este é um assunto extremamente importante e que pode mudar sua percepção de como a coluna vertebral pode influenciar diretamente sua vida e seu comportamento.

A coluna vertebral é formada por 33 vértebras que se articulam entre si. A função básica da coluna é manter o nosso esqueleto em pé. Errado!!!

Nossa coluna vertebral foi projetada para que possamos proteger prioritariamente uma parte essencial do Sistema Nervoso Central: a medula espinhal. A medula é responsável por levar aproximadamente 95% das informações neurológicas para o resto do corpo. Ou seja, é essencial para que o corpo expresse vida!

Claro, a coluna também ajuda nossas funções mecânicas.

As vértebras fazem movimentos sinérgicos entre si para que possamos movimentar o corpo de maneira ideal e inteligente. Pelo fato de elas estarem muito próximas à medula espinhal, as vértebras podem, quando estão mal posicionadas, imprimir uma força em direção à medula espinhal ou aos nervos que saem próximo ao segmento em questão, resultando em uma interferência sobre as informações neurológicas que passam junto à vértebra mal posicionada.

1 - Por estresse físico - Esta é a forma mais comum de começar a fazer a coluna vertebral funcionar com subluxações. O estresse físico pode acontecer já durante o nascimento: quando o obstetra, mesmo bem treinado, retira o bebê da barriga da mamãe pelo pescoço. Algumas pesquisas mostram que crianças entre 0 a 5 anos de idade tem subluxações silenciosas, não dolorosas. Quedas, deitar no sofá, aprender a andar de bicicleta e cair, enquanto estamos aprendendo a andar, acidentes diversos, utilização de computadores por longos períodos, entre outras razões físicas, vão levar a sua coluna a se adaptar, interferir nas informações neurológicas, e por fim fazer com que você perca o perfeito funcionamento de seu corpo.

2 - Estresse químico - Esta é uma forma importante de comprometer a coluna vertebral. Nossa exposição à má alimentação, ao ar poluído, à água de baixíssima qualidade e a remédios em geral, pode levar a uma adaptação do sistema nervoso central na altura da medula espinhal, resultando em vértebras que vão compensar o processo inflamatório que isto causará sobre o sistema. Para você entender melhor, imagine se você beber 1 litro de uísque, com certeza você passará por muitas condições nas horas seguintes. Uma delas é a inflamação do sistema nervoso central.

A inflamação ocupa espaço, o que é limitado para sua coluna vertebral. Por isso, e pela inteligência do corpo em tirar a carga de sobre a medula espinhal, as vértebras podem se posicionar em subluxação e assim proteger a passagem das informações, que já estão deficitárias pela escolha desastrada da bebida em excesso.

3 - Estresse emocional - Cada vez mais este tipo de condição vem afetando a coluna vertebral. Pois a qualidade de vida que estamos promovendo como sociedade vem tornando cada vez mais insuportável emocionalmente. Isto afeta definitivamente a coluna vertebral. Quando ficamos mais tensos, nós mudamos a forma de interagir com nossos músculos, em especial ao redor da coluna. Nossa coluna perde a capacidade de se adaptar ao estresse diariamente, fazendo com que a própria condição muscular induza a um posicionamento das  vértebras em subluxação, fatalmente afetando a medula espinhal. Entramos em um ciclo viciosos onde quanto mais estresse, menos adaptação, mais interferências nas informações neurológicas que passam dentro da coluna vertebral. Milhares de pessoas se  encontram nessa condição!

A pergunta correta é: Quantas vezes você já passou por pelo menos um desses estresses? Quantas vezes você procurou entender como a sua coluna vertebral pode afetar praticamente a todos os aspectos da sua qualidade de vida?

Sua vida é única e preciosa demais para que você funcione de qualquer maneira!



(texto publicado na revista Leve & Leia nº 143 - ano 10 - Janeiro/Fevereiro de 2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário