quinta-feira, 6 de abril de 2017

Paulistanos Nota Dez: Américo e Tércio Genzini - Mariana Rosário)


Nomes: Américo e Tércio Genzini
Profissões: Representante comercial aposentado e hepatologista
Atitude transformadora: Mantém uma hospedaria para pacientes com complicações no fígado, nos rins e no pâncreas

A cidade de São Paulo é um centro de excelência para o tratamentos das hepatites graves, que podem causar desde uma inflamação no fígado até sua falência total. Por isso, recebe pessoas de todo o Brasil em busca de transplantes ou terapias intensivas. Muitas, no entanto, vivem em áreas carentes do país, como a região amazônica, e não conseguem se manter financeiramente na capital durante o tratamento. Além de custearem a passagem aérea, precisam arcar com despesas como hospedagem e alimentação. Para tentarem ajudar esses doentes, o hepatologista paulistano Tércio Genzini, de 50 anos, e seu pai, o representante comercial aposentado Américo Genzini, 78, decidiram montar em 2003 a Associação para Pesquisa e Assistência em Transplante (Apat), uma hospedaria que recebe pacientes com complicações no fígado e seus acompanhantes.

No local, que tem capacidade para atender 28 pessoas por vez, a estada e a alimentação são gratuitas. A entidade também acolhe pacientes com doenças nos rins e no pâncreas e já abrigou cerca de 3 400 indivíduos desde a sua criação. Há dez voluntários que organizam as doações (são necessários 25 000 reais por mês para manter o serviço funcionando), os documentos e os eventos para arrecadar verba, como bingos, bazares e brechós. "Sempre acreditei nesse trabalho", comenta Américo. Para a limpeza do ambiente e a preparação das cinco refeições diárias, os responsáveis contam com a colaboração de quem está hospedado.

A ideia de montar a casa foi de Tércio, que se sensibilizou com a condição dos doentes ao fazer uma palestra sobre hepatite em Rio Branco, no Acre, no fim da década de 90. "Achava que meu encontro seria com profissionais da saúde, mas o que me esperava era uma plateia de pacientes", relembra. Após a apresentação, muitos foram falar com ele para descrever seus sintomas e pedir orientação. "Alguns casos eram muito graves." Precisavam vir a São Paulo para obter um atendimento adequado. "Hoje, cada vez que ajudo a curar uma pessoa e ela vem me agradecer, eu me convenço de que estou fazendo a coisa certa", completa o hepatologista.


(texto publicado na revista Veja São Paulo de 15 de março de 2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário