sexta-feira, 6 de abril de 2012

100 truques para emagrecer - parte 1

Como a maior parte das pessoas, comecei a dar importância à estética durante a adolescência: sou baixa e um pouco acima do peso. Pertenço à categoria das pessoas cheinhas. Mas já tive a minha fase de magreza quando as amigdalas inflamavam e eu não conseguia comer direito. Nos dois anos que morei na Itália fui emagrecendo em média um quilo por mês. Como estava vivendo em outro país e estava completamente tranquila e feliz, não descontava a minha ansiedade na comida. Tentei algumas dietas como as dos "Vigilantes do Peso" e com uma nutricionista, mas não me dei bem com elas. Atualmente estou usando o bom senso e pesquisando não somente sobre calorias, mas principalmente sobre nutrientes. A médica nutricionista, a Dra. Denise Carreiro, disse em uma entrevista que o nosso organismo é formado por células que  só precisam de nutrientes para viver. Uma frase simples que me abriu os olhos.

Uma boa alimentação, pensamentos positivos e exercícios físicos formam um trio ideal para se viver bem.

Vou transcrever aqui as  texto com as primeiras 10 dicas para emagrecer. Eu não me lembro de onde o peguei, mas o achei interessante. Eu não conseguiria seguir todas elas porque não sou disciplinada para esse tipo de coisa, mas já testei a dica 3 e 5 e funcionam sim. Só não aprendi ainda a comer mais devagar. Eu me controlo, mas quando vejo já estou "engolindo" tudo. Em relação à dica 10, quando estive na Itália pude comprovar que na hora de preparar a "pasta", eles perguntam quantas gramas cada um vai querer para não desperdiçar.

1 - Coma sempre sentada. Motivo: quando se come em pé, com pressa ou andando pela rua, corre-se o risco de exagerar na quantidade, sem perceber.
2 - Evite repetir: basta comer mais devagar e "fazer render" o primeiro prato.
3 - Se possível, vá ao supermercado logo depois de uma boa refeição. A tentação de comprar doces e outros alimentos "engordativos" será menos forte.
4 - Antes de ir às compras, faça uma lista contendo somente o necessário e se limite a ela.
5 - Procure sempre dar um passeio ou fazer uma rápida caminhada depois das refeições. Está comprovado que, nesses períodos, qualquer atividade física consome mais calorias, principalmente nos 45 minutos seguintes à refeição.
6 - Antes de sair, prepare um lanchinho leve para o meio da tarde: uma gelatina, um iogurte, uma fruta ou um pedaço de queijo fresco. Assim, não há perigo de se cometer abusos ou de ficar "beliscando" iguarias supercalóricas.
7 - Dependendo da fruta, não jogue fora o caroço quando você terminar. Fique com ele na boca por mais tempo, como se fosse uma bala, driblando a necessidade de "sentir que está comendo".
8 - Concentre-se no momento de cada refeição: não faça outra coisa, como ler, falar ao telefone ou ver televisão enquanto come. Aprecie seu prato, mastigue devagar e saboreie bem. Com a cabeça ligada em outros assuntos, temos tendência a comer maquinalmente e, por causa disso mais.
9 - Reeduque-se: a cada três garfadas, coloque os talheres sobre o prato. Essa "quebra" de ritmo acaba influindo sobre o apetite. Faça o teste: você vai comprovar que, com esse novo ritmo, você comerá menos.
10 - Só cozinhe a quantidade necessária para cada refeição. Caso sobre um pouco, guarde rapidametne no freezer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário