sexta-feira, 6 de abril de 2012

100 truques para emagrecer - parte 2


Aqui vão mais 10 dicas que podem ajudar quem pretende emagrecer.

11 - Contente-se com apenas dois pratos por refeição: no primeiro, carne com um acompanhamento (salada ou legumes cozidos)e, no segundo, frutas. A sucessão de vários pratos com  sabores diferentes excita o apetite.

12 - Outra saída é dividir o almoço ou o jantar em duas etapas. Por exemplo: antes, coma carne, legumes e arroz ou uma massa e deixe a sobremesa - frutas, de preferência, para duas horas mais tarde.

13 - Desfrute cada garfada como se fosse caviar: sempre em pequenas quantidades, mastigadas bem lentamente. Ou, então, imagine que cada uma delas é a última. Esse costuma ser um truque eficaz.

14 - Um dos princípios básicos da dieta: pare de comer assim que a fome estiver saciada. Por incrível que pareça, comer pouco satisfaz tanto quanto comer muito. É só fazer uma experiência: coma um ovo duro, uma fatia de queijo e salada à vontade. A fome vai desaparecer por várias horas (se você sentir necessidade de ingerir algo, permita-se um pedaço pequeno de pão: isso vai acalmar seu estômago!).

15 - Nunca termine uma refeição em menos de 15 minutos, ou seja, não coma rápido demais. Este é o tempo mínimo necessário para que o organismo registre a sensação de saciedade. Sem que ela se instale, você vai continuar a sentir vontade de comer - o que nem sempre é fome.

16 - Segundo a cronobiologia, as assimilações e as não assimilações do organismo variam a cada hora do dia. Alimentos com uma composição parecida e o mesmo número de calorias podem ser eliminados ou armazenados mais rapidamente conforme a hora em que são ingeridos. Como as calorias queimam mais facilmente durante o dia (quando nos movimentamos mais) do que à noite, é aconselhável optar por um jantar leve e permitir-se comer mais no almoço.

17 - Não convém - nem é muito animador - encarar uma balança depois de um dia de excessos alimentares. A melhor saída é entrar numa dieta fácil, logo no dia seguinte; alimente-se à base de caldos de legumes com pouco sal, queijo fresco, leite desnatado e chás de ervas, durante 24 horas. Depois disso, não é necessário ser tão "nazista";  simplesmente retorne ao seu regime habitual.

18 - Tenha sempre na bolsa chicletes sem açúcar, de vários sabores. Eles acalmam um pouco aquele ímpeto de comer alguma coisa.

19 - Uma nova receita de suco de laranja: meio copo de suco e meio de água com gás. Essa mistura tem duas vezes menos calorias, além de "estufar" mais. E, no verão, é bem mais refrescante.

20 - Em frente à televisão, "mude o canal" de sua gula: em vez de beliscar batatas fritas ou amendoins, adote saudáveis folhas de alface. Isso acalma a necessidade de se ter alguma coisa na boca, de comer (leia-se: engordar) por pura falta do que fazer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário