terça-feira, 3 de abril de 2012

Cláudio Galvan, dublador oficial do Pato Donald (Programa do Jô)

O carioca Cláudio Galvan é ator, cantor lírico, bailarino, dublador e diretor teatral.

É casado com a atriz Mareliz Rodrigues.

Cláudio Galvan tem a formação típica do ator de musicais: dançou no Theatro Municipal de 1990 a 1992, estudou canto lírico no Conservatório Brasileiro de Música e fez teatro no Tablado.

Também atua na televisão, onde participou das novelas "Esperança", "Cabocla" e "Sinhá Moça". Cláudio Galvan fez, também, participações especiais nas novelas "Pé na Jaca"; "Paraíso Tropical"; "Duas Caras" e "Beleza Pura" e no seriado "A Diarista".

Como dublador, Cláudio Galvan empresta a voz para os clássicos desenhos da Disney e da Dreamworks. Em vários anos de atividade como dublador, Galvan já perdeu a conta dos personagens a que deu voz. Alguns, porém, o ator faz questão de guardar na sua coleção de DVDs. É o caso, por exemplo, de "Procurando Nemo", em que dubla Krush, a tartaruga surfista; "Mulan", onde dá voz ao mocinho Xang, ou "Corcunda de Notre Dame", onde fez a "versão brasileira" do palhaço Clopan, entre outros.

Cláudio Galvan tanbém participou da dublagem de "Shrek". Ele se divertiu muito com as maldades do pequeno Conde Farquad, na disputa com o ogro protagonista pelo amor da princesa.

Apesar da afinidade com a dublagem, o ator diz que nunca teve pretensão de exercer a profissão, mas que, desde criança, teve facilidade de imitar vozes. Foi justamente essa habilidade que rendeu o primeiro convite para dublar. Foi através do diretor da Disney no Brasil, Garcia Junior, que convidou Galvan para um teste no estúdio Double Sound, no Rio de Janeiro. O primeiro personagem que dublou foi Max, o filho do Pateta".

Depois da estréia com dublador, Cláudio Galvan resolveu investir na nova função e freqüentou o curso de dublagem por dez meses e ganhou "status" de estrela nos estúdios depois que se tornou a voz oficial do Pato Donald no Brasil. A prova de fogo para ocupar a disputada posição foi digna de cena hollywoodiana. Houve uma conferência com os diretores de Los Angeles. Depois que Cláudio Galvan cantou ’Garota de Ipanema’ com a língua do Donald foi aprovado. Em seguida, vieram outros personagens, como Tigrão, Ursinho Pooh, Simbad e os trigêmeos Slim do longa "Nem Que a Vaca Tussa".

Apesar da especialidade em desenhos animados, Cláudio Galvan também é veterano em longa-metragens. Ele costuma dublar os atores como Matthew Broderick, de "Curtindo a Vida Adoidado".

Cláudio Galvan conta que as tramas mexicanas são os trabalhos mais difíceis para se realizar e que coleciona várias participações neste segmento como "Amigos Para Sempre", "O Diário de Daniela", "Amor Real", entre outras exibidas no SBT. .

No teatro, Cláudio Galvan participou dos espetáculos "Os Inconquistáveis"; "Guernica"; "As Primícias"; "Comédias Cariocas"; "Império", no qual encarnou o pintor Debret e foi narrador da trama; "Loukut - As Loucuras de um Site de Relacionamentos da Internet" , no qual também atuou como diretor; "Pedro no Mundo da Imaginação", dentre outras atuações.

Em 2008, Cláudio Galvan, além de participar do musical "Divina Elizeth", que narra a história da cantora Elizeth Cardoso", protagoniza o espetáculo musical "Quatro Carreirinhas".

Cláudio Galvan, em 2009, retorna à televisão para participar da novela "Paraíso", da Rede Globo.

No teatro, esteve em cartaz, entre 2009 e 2010, com o espetáculo "Um Lugar Chamado Recanto" e, em 2010, está no elenco da novela "Escrito nas Estrelas".

Em 2012, o ator está no espetáculo musical "Família Addams"




Pato Donald - "Doce como o mel"


Cena da novela "Sinhá Moça"

Cenas do filme "Curtindo a vida adoidado" com a voz de Cláudio Galvan dublando Matthew Broderick





Nenhum comentário:

Postar um comentário