terça-feira, 17 de abril de 2012

Como melhorar relacionamentos com a EFT - André Lima

Existem diversos aspectos que precisam ser trabalhados para que possamos obter uma melhora nos nossos atuais relacionamentos.  Uma das coisas mais importantes é curar sentimentos negativos guardados de relações passadas.

Atendi uma mulher que se sentia infeliz e insegura no casamento. Por conta dessa insegurança ela frequentemente tentava controlar o marido e surgiam várias discussões que desgastavam o relacionamento. Ela dizia que considerava o marido como uma pessoa íntegra e confiável, mas mesmo assim ela não conseguia ficar em paz.

Assim que começamos a aplicar  a EFT para esses sentimentos de insegurança, logo surgiu a lembrança de um relacionamento passado que gerou muita mágoa. Não houve traição neste relacionamento nem nenhum tipo de abuso, mas como muitas expectativas foram frustradas de ambas as partes, acabaram a relação sentindo bastante mágoa um do outro.

Segundo ela, esse fato parecia já estar superado, pois já tinha mais de 5 anos que essa relação havia acabado e ela não ficava relembrando aquilo que tinha acontecido. Parecia estar resolvido, curado, limpo. Entretanto, ao acessar as lembranças durante a sessão que fizemos, os sentimentos de mágoa começaram a brotar. Não com tanta intensidade,  mas havia um desconforto ao entrar em contato com essas memórias.

Logo após o termino do relacionamento ela contou que os sentimentos e as lembranças eram muito intensas. Mas pouco a pouco aquilo foi se distanciando. As lembranças não vinham mais a tona. Depois ela entrou em outro relacionamento, e aquele do passado pareceu estar plenamente resolvido Mas no fundo ainda não estava tudo resolvido. Uma parte daqueles sentimentos realmente haviam sido dissolvidos pelo tempo. Mas outra parte ainda havia ficado lá dentro. E essa parte que ficou guardada só veio a tona quando ela acessou as memórias do que havia ocorrido e observou o surgimento do desconforto emocional. Não tão intenso como era antes, mas ainda havia um certo incômodo.

 O que acontece em muitos casos de eventos que vivemos  é que uma parte da emoção gerada durante a situação é dissolvida naturalmente mas uma outra parte ainda fica gravada dentro de nós. E como podemos saber disso? Normalmente é simples. Se você lembrar em detalhes de algo do passado e não surgir nenhuma emoção desagradável, nenhuma mesmo,então é muito provável que todos aqueles sentimentos tenham sido curados ao longo do tempo. Entretanto, se você lembra do que ocorreu e ainda surgem sentimentos desconfortáveis, mesmo quenão sejam intensos, significa que parte daqueles sentimentos ainda estão guardados dentro de você. O mais saudável seria que com o passar de algumas horas ou dias, toda a emoção de uma situação negativa fosse completamente dissolvida Essa emoção não dissolvida que fica dentro de nós provoca ansiedade, diminuição da autoestima, e reações negativas inconscientes. Começamos a agir com medo, insegurança e nossos pensamentos ficam também mais negativos. E na maioria das vezes não temos consciência de que há algo dentro de nós influenciando o nosso comportamento.

Durante a sessão de atendimento com a cliente em questão fizemos bastante EFT até dissolver por completo a mágoa do relacionamento passado. Surgiram ainda sentimentos de tristeza e culpa. Com paciência e persistência deixamos tudo muito bem resolvido, até que ela finalmente pode pensar em tudo que aconteceu sentindo uma paz absoluta. Nenhuma emoção negativa.Somente o aprendizado da experiência. Surgiu até um sentimento de gratidão pela pessoa e pelo aprendizado. Quando os sentimentos negativos são curados de forma profunda, é isso que surge:compreensão, gratidão, paz interior.

Depois dessa limpeza emocional, sua forma de agir no casamento mudou de forma substancial, sem que ela precisasse fazer qualquer esforço pra isso. Dissolvida aquela negatividade do passado que influenciava seus pensamentos e ações ela ficou muito mais segura, e o relacionamento melhorou consideravelmente.

Em alguns casos, para se chegar nesse resultado, é preciso tratare moções guardadas de outros relacionamentos passados. Dependendo que cada uma viveu e guardou dentro de si. Varia bastante de pessoa pra pessoa.

Muitas vezes é preciso também ir além e tratar várias outras situações vividas que não tenham sido somente relacionamento amoroso: rejeições sofridas na infância,críticas que baixaram a autoestima, dificuldades de relacionamento com os pais e etc.

Sempre que desejamos melhorar algo na nossa vida presente,não apenas relacionamentos, é preciso antes se libertar da carga emocional de experiências negativas passadas. As memórias tristes e sofridas de uma infância pobre ou de um período de dificuldade financeira atrapalham o nosso desempenho atual pois baixam a sua autoestima e parte da nossa energia fica presa no passado atrapalhando a prosperidade. A culpa por ter feito um aborto no passado pode dificultar uma nova gravidez e interferir na relação com os filhos, mexe também com a autoestima e pode gerar consequências negativas em diversas áreas.

Esses sentimentos guardados funcionam como um peso que nos  puxa para baixo.Não percebemos isso muito claramente porque esse peso vai sendo adicionado gradativamente, situação após situação mal resolvida, e vamos nos acostumando com essa carga sem nos dar conta dela.

A EFT é bastante eficaz em dissolver o sofrimento acumulado. E quando fazemos isso a ansiedade diminui, a autoestima melhora, ficamos mais felizes e isso se reflete melhorando vários aspectos da nossa vida.Muitas vezes queremos apenas "esquecer" o passado, mas isso não resolve pois as emoções podem ficar reprimidas. É preciso entrar em contato e liberar profundamente.

Para quem deseja uma experiência mais profunda com a EFT, estarei ministrando cursos presenciais de EFT nas seguintes cidades:


 Abraços,


Andre Lima - www.eftbr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário