Karaoke(ê) ou caraoque(ê) (カラオケ?) é um substantivo japonês formado pelas palavras kara (空 "vazia") e ōkesutora (オーケストラ "orquestra"). Trata-se de um hobby de origem japonesa no qual as pessoas cantam versões instrumentais de músicas (MID).
História
Karaoke foi inventado por Daisuke Inoue (nascido em 10 de maio de 1940 em Osaka), que em 1971 montou e alugou os primeiros 11 aparelhos para bares em Kobe (e recebeu por isso em 2004 o prêmio IgNobel da Paz). Infelizmente ele não patenteou sua invenção e os aparelhos, fitas de reprodução e os CDs foram logo feitas pela indústria do entretenimento. Daisuke ganhou praticamente nada com a sua invenção, que é agora mundialmente famosa.
O recorde mundial para cantar karaoke foi criada em 2008 em um clube de karaoke finlandês em Kouvala, Helsínquia. Os cantores ficaram cantando do dia 2 ao dia 20 de Julho de 2008, exatamente 446 horas, 4 minutos e 6 segundos.
Karaokê no Brasil
No Brasil, quando se fala em karaokê as pessoas lembram dos estabelecimentos comerciais de entretenimento em que qualquer um pode cantar para o público ou em salas privadas, acompanhado por músico ao vivo ou playbacks instrumentais, ou do aparelho de origem coreana, que utiliza-se de cartuchos com seleções de músicas.
Para a colônia nipo-brasileira, falar em karaokê é falar sobre os concursos que acontecem nos fins de semana, durante todo o ano, principalmente na cidade de São Paulo, onde acontecem em média três concursos por fim de semana, em diferentes regiões da cidade.
Nesses concursos, participam cantores amadores, divididos em diferentes categorias, por nível técnico e idade.
Em fevereiro acontece o Paulistão de Karaoke e em julho o Concurso Brasileiro da Canção Japonesa - Brasileirão.
(texto extraído de Wikipedia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário