terça-feira, 17 de abril de 2012

Medicina psicossomática - a medicina da alma pelo Dr. Norberto Keppe

O estudo denominado Medicina Psicossomática procura estabelecer as relações existentes entre as moléstias orgânicas e os problemas emocionais. Visa também a correção desses distúrbios através da psicoterapia.

Será que existe uma conexão entre uma doença física e as dificuldades psíquicas?
Sigmund Freud foi o primeiro a demonstrar que é possível curar um doente sem o uso de um só medicamento. Aliás, somente após isso, conseguiu impor suas descobertas nos meios científicos de sua época. De modo que, a Medicina Psicossomática, como verdadeira ciência, nasceu com Freud — pois foi ele quem desvendou a linguagem dos instintos e criou um método exato para a correção de seus distúrbios. Atualmente, esses fatos foram aceitos pela maioria dos médicos, e a própria doença física está sendo encarada de maneira diferente — apesar de um certo misto de desconfiança e de surpresa que existe em muitos. A tendência moderna é mesmo a de se tentar relacionar toda doença com um substrato emocional, mesmo naquelas que não aparentem nenhum. Eu acho que a diferença entre indivíduo são e o patológico é apenas de grau: a pessoa chamada de normal é aquela que não foi envolvida ainda pela esfera mais grave de seu inconsciente patológico, conservando-se sem qualquer doença.
Caso apareça uma grande dificuldade em sua vida, imediatamente pode adoecer.
Desde as eras mais remotas da humanidade, a doença orgânica, ou psíquica, foi considerada como uma espécie de castigo ou de maldição, fato esse que se observa até hoje entre as tribos mais primitivas. Dante, no começo da Divina Comédia, apontou claramente como fonte de todas as doenças os “pecados”, que a Psicanálise chama de patológicos. Um fato que se observa é a tentativa de se classificar determinadas moléstias como psicossomáticas e outras não. A úlcera gástrica, devido a sua psicopatologia evidentíssima, é provavelmente a mais típica que existe. E as outras? Os senhores já pensaram que evolução enorme não sofreria a medicina caso isso fosse provado? De outro lado, o medo que existe que seja realmente assim? É muito mais difícil tratar do psíquico, da alma, do que usar de um bisturi. E a própria humanidade não está ainda preparada para aceitar tal fato.
A psicologia, desde que transgrediu do campo filosófico para o científico, está se tornando a mais necessária aquisição do espírito humano. E esta necessidade conta com o seu limite máximo justamente no domínio da psicopatologia, desde que a saúde psicorgânica vem se comprovando ser a base mais importante de equilíbrio, não apenas pessoal, mas social, político, econômico etc. O mundo somente entrará numa fase de tranqüilidade e harmonia, quando houver felicidade no íntimo de cada homem.



(texto extraído do site da Rádio Mundial)



Nenhum comentário:

Postar um comentário