quinta-feira, 26 de abril de 2012

Os benefícios da romã

Dona de um potencial antioxidante que supera o vinho e o chá-verde, ela previne o câncer de próstata, ameniza os sintomas da artrite, entre outros benefícios!

Faz bem porque ...

Não é exagero dizer que a romã é um dos melhores alimentos funcionais do reino vegetal. A fruta oferece uma série de nutrientes como o cálcio, o ferro, o potássio, o magnésio, o sódio, o fósforo, a vitamina C e o ácido elágico. Seu maior e principal benefício, contudo, é ser uma poderosa arma antioxidante e neutralizar os radicais livres. Dessa forma, a romã previne doenças relacionadas ao estresse oxidativo, como câncer, doenças neurodegenerativa, diabetes, entre outras.

Poderoso ácido elágico

Esse ácido é responsável pela brilhante coloração avermelhada da romã, e ainda tem ligação com as moléculas de cobre e de ferro. Com isso, ele inibe a formação dos chamados radicais livres e, além disso, impede que eles ataquem as células. O ácido elágico também tem o poder de reduzir sintomas da artrite, de acordo com uma recente pesquisa da Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos.

Outros benefícios

Pele - A romã possui uma capacidade antioxidante três vezes maior do que o chá-verde, segundo pesquisa da Universidade de baroda, na Índia: uma arma contra o envelhecimento precoce.

Coração - Pesquisas da Universidade Queen Margaret, na Escócia, mostram que o consumo diário de 1/2 litro do suco de romã diminui a gordura abdominal e controla a pressão arterial.

Músculos - O consumo do suco espanta as dores musculares causadas pela prática de exercícios físicos. Entre os homens o benefício foi a diminuição de 25% nas dores corporais.

Antibactericida - A casca é fonte de ácido gálico, útil contra vírus e bactérias. O extrato é um poderoso antisséptico, combatendo as bactérias gram-positivas e gram-negativas.

Qual a relação da romã com o câncer de próstata ?

Um estudo da Universidade da Califórnia sugeriu que o consumo do suco de romã tem como propriedade a capacidade de redução do antígeno prostático específico (PSA), além de combater a multiplicação de células cancerígenas. A partir dessas evidências, a fruta vem sendo relacionada à prevenção dessa doença.


(texto extraído da revista Viva Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário