sábado, 7 de abril de 2012

Pontapé de energia


Tênis transforma a força de sua caminhada em eletricidade para carregar gadgets

Em breve, além de amortecer o impacto durante a caminhada ou corrida, seu tênis também poderá dar uma forcinha para carregar seu celular ou laptop. É que dois pesquisadores da Universidade de Winsconsin, nos EUA, instalaram em um par de calçado um sistema para converter a energia mecânica de nossas passadas em eletricidade.

Os pesquisadores se valeram de um fenômeno da física que faz com que líquidos se movam quando recebem carga elétrica. Porém, inverteram a lógica e fizeram o líquido se movimentar para gerar eletricidade. E, assim, criaram o sistema que vai dentro do tênis: são dois reservatórios de metal líquido conectados entre si por um tubo cheio de nanoeletrodos. Ao caminharmos, o líquido se desloca de um reservatório ao outro, gerando uma corrente elétrica. Ela é armazenada em uma bateria, localizada na ponta dos dedos. Para carregar um gadget, basta usar a entrada USB no calcanhar do tênis. O protótipo foi feito com 150 gotas de metal condutor. Com uma versão de mil gotas, seria possível gerar até 10 watts (o suficiente para completar a carga de um smartphone).

Com a tecnologia em mãos, os físicos agora buscam parceria na indústria de calçados para fabricar o tênis amigo dos gadgets. E já prometem modelos mais avançados. Levando em conta que o que mais suga a bateria em um celular é ficar buscando a rede de telefone ou Internet, eles já testaram a inserção de um transmissor de wifi no calçado. Com ele, a expectativa é que a bateria do gadget dure até 10 vezes mais. Seria o fim das desculpas dos nerds para não fazer exercício.



(texto escrito por Francine Lima para a revista "Galileu", fevereiro de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário